Aluno mais velho da UMinho termina licenciatura aos 79 anos. “Um dos melhores dias da minha vida”

Aluno mais velho da uminho termina licenciatura aos 79 anos. "um dos melhores dias da minha vida"
Foto: DR

Quando lhe ligámos, estava na sua “segunda casa”, que é como quem diz na biblioteca da Universidade do Minho, no campus de Azurém, a estudar para um teste. Fernando França Pereira, de 79 anos, o aluno mais velho da UMinho, é finalista da licenciatura em Engenharia Têxtil e já está a frequentar o mestrado.

Na semana passada, o estudante de Vizela recebeu, juntamente com os colegas, as insígnias do curso. “Foi um dos melhores dias que passei na minha vida”, conta a O MINHO, confessando que aquele era um “sonho” antigo.

Mostra-se ainda agradado com a repercussão que o seu exemplo está a ter, considerando que é bom para a área da Engenharia Têxtil, para a UMinho e serve de “incentivo às pessoas para não desistirem, para seguirem em frente”.

“Tenho grande amizade com os colegas, a idade não é obstáculo”

“Tenho muito gosto nisso”, conta Fernando França Pereira, confidenciando que, em conversas com os colegas, tenta sempre dar-lhes essa força “para não esmorecerem”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ana Ferreira (@anocasferreiira)

E por falar em colegas, garante que a idade não colocou qualquer entrave às novas amizades. “Tenho grande amizade com os colegas, a idade não é um obstáculo. As pessoas respeitam-me, eu respeito todos, é um ambiente muito saudável”, salienta.

“Sempre gostei de estudar”

Ainda com umas cadeiras da licenciatura por terminar e outras do mestrado já feitas, Fernando França Pereira vinca que, com a sua idade, já está numa fase em que não se preocupa “em acabar” o curso “para ir trabalhar”, mas sim por “realização pessoal”.

“É um prazer pessoal, sempre gostei de estudar”, sublinha.

Para a neta, é um “orgulho”. “79 anos e terminou hoje a licenciatura em Engenharia Têxtil. na Universidade do Minho. Com esforço amor e dedicação tudo se consegue e ele conseguiu” O meu avô é o maior! Isto sim é o alimento para a nossa vida”, escreveu Ana Ferreira numa publicação no Instagram.

Aluno mais velho da uminho termina licenciatura aos 79 anos. "um dos melhores dias da minha vida"
Fernando Pereira com a neta. Foto: DR

Começou a trabalhar aos 10 anos

Como O MINHO já tinha contado, Francisco França Pereira é o mais novo de oito filhos e quando terminou a 4.ª classe foi trabalhar para os negócios locais de Gondomar, onde nasceu, com apenas dez anos. Aos 14 anos, o tio ofereceu-lhe emprego numa loja de ferramentas e ferragens no Porto, onde trabalhou até aos 20 anos, quando foi para África.

Tinha sido destacado para a enfermaria na linha de frente do combate na Guiné, mas um problema de saúde fê-lo ficar em Portugal mais uns tempos. Viajou mais tarde para Moçambique, primeiro como empregado e depois criaria um negócio por conta própria. Por lá permaneceu 11 anos e casou por correspondência com a sua atual esposa. Lá nasceram duas das suas três filhas. Em 1974 veio, obrigado, para Portugal e nunca mais voltou a África.

Aluno mais velho da uminho termina licenciatura aos 79 anos. "um dos melhores dias da minha vida"
Fernando Pereira com os colegas de curso. Foto: DR

Regressou a Portugal e abriu drogaria em Vizela

Após o regresso a Portugal comprou uma drogaria em Vizela, mas foi no negócio do tabaco onde cresceu profissionalmente. Em 1996, uma operação delicada fê-lo repensar a vida. A operação foi bem sucedida e voltou a abrir uma tabacaria. E nessa altura deciciu voltar aos estudos e completar o 12.º ano na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

Com algumas interrupções pelo meio, chegou finalmente à UMinho. Concluiu o curso de Preparação para Maiores de 23 anos em 2011/2012, e ingressou em 2012/13 na licenciatura de Estatística Aplicada, tendo feito algumas disciplinas. Depois mudou para Engenharia Têxtil.

Fernando, que não perde uma aula, não vai às festas académicas, embora aprecie as tradições, e garante que não se sente marginalizado, bem pelo contrário: “Sinto uma boa receção por parte de todos e acho que não tenho tratamento diferente”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Neste campo em vila verde vai nascer um posto de combustível

Neste campo em Vila Verde vai nascer um posto de combustível

Próximo Artigo
Grupo de madrid compra empresa de equipamento veterinário de valença

Grupo de Madrid compra empresa de equipamento veterinário de Valença

Artigos Relacionados