Seguir o O MINHO

Alto Minho

Altominho TV nomeada para prémio de ciberjornalismo

Reportagem “Os últimos brandeiros de Val de Poldros”

em

Foto: Imagens Altominho TV

Uma reportagem da Altominho TV, webtv do distrito de Viana do Castelo, encontra-se entre as nomeadas para os prémios do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber), na categoria de “Ciberjornalismo de Proximidade”, anunciou hoje o observatório.

Em causa está um trabalho sobre “Os últimos brandeiros de Val de Poldros”, no concelho de Monção, da autoria da jornalista Andreia Ferreira e do operador de câmara Alexandre Ferreira.

Vídeo: “Era um dos exemplos de brandas no Alto Minho, povoados de montanha apenas habitados durante os meses quentes, para aproveitar os pastos verdes. Eva Teixeira e Valdemar Martins foram os últimos habitantes da Branda de Santo António de Val de Poldros, freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção. Há cerca de 20 anos renderam-se à solidão e nunca mais voltaram à aldeia. Hoje ainda recordam a festa de Santo António, uma das mais genuínas romarias do Alto Minho”

– YouTube de Altominho TV

Os nomeados, segundo explica o ObCiber, “foram selecionados entre as várias candidaturas apresentadas e a atribuição dos prémios é feita por um júri, havendo também uma votação online para o melhor em cada categoria”.

“Valentyna Bilous: Do sorriso lindo de princesa à força de um golpe no ringue”, do jornal Região de Leiria, e “O homem na lua visto há 50 anos da Beira Baixa”, do jornal Reconquista, são os outros dois trabalhos nomeados naquela categoria.

As votações para o prémio decorrem até à próxima sexta-feira, 22 de novembro, sendo os vencedores anunciados na quinta-feira da próxima semana, dia 28. Os internautas podem votar em https://obciber.wordpress.com/.

Fundada em 2012, a Altominho TV, que tem delegações em Paredes de Coura, Monção e Ponte de Lima, tem contribuído para registar imagens de acontecimentos, locais e tradições dos dez concelhos de Viana do Castelo, tendo guardado no seu site, em altominhotv.com, e no canal de YouTube, em youtube.com/user/altominhotv, todo o vasto património de vídeos produzido desde então.

(notícia atualizada às 14h08)

Populares