Seguir o O MINHO

Região

Alto Minho nos melhores destinos sustentáveis do turismo europeu

Na inovação e boas práticas na gestão do turismo

em

O Alto Minho volta a estar em destaque nos prémios que destacam os 100 locais turísticos mais sustentáveis da Europa, conquistando o segundo lugar na categoria de inovação e boas práticas na gestão do turismo, foi hoje anunciado.

Pode ler-se na página da organização, a cargo da rede Green Destinations, que o Alto Minho é um destino “de topo” pelas “medidas de eficiência energética”. Destaca que, em 2015, tornou-se a única subregião portuguesa certificada pelo European Charter for Sustainable Tourism, tendo em prática um plano para a mobilidade urbana sustentável que provoca “pouco impacte ambiental”.

Os diversos trilhos e ecovias que “instigam à descoberta da natureza e do património” também pesaram a favor para esta distinção, apontando que o Alto Minho está, em 30% do território, incluído na rede “Natura 2020”.

Destaque para as partes incluídas no Parque Nacional Peneda-Gerês, as paisagens protegidas de Bertiandos e Corno de Bico, o Parque Litoral Norte e ainda os estuários do Minho e de Coura, “santuários para pássaros migratórios e outras espécies” de animais.

Apontam ainda os monumentos com classificação nacional, os dez centros históricos “de excelência”, os caminhos de Santiago e a primeira rota cultural aprovado pelo conselho europeu.

A adesão ao Dia Europeu Sem Carros ou ao Dia da Bicicleta como Transporte são “histórias de sucesso”.

Anúncio

Região

Atenção, Braga e Viana: Aviso amarelo no domingo, esperada chuva persistente

Estado do tempo

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar em aviso amarelo a partir das 08:00 horas deste domingo devido a períodos de chuva, por vezes forte e persistente, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

São esperados aguaceiros durante toda a manhã até final da tarde, devendo ocorrer períodos em que a mesma irá cair com muita intensidade, durante curtos períodos de tempo.

Este tipo de precipitação é propício à ocorrência de inundações, entupimento de condutas de águas pluviais e acumulação de lençóis de água.

Para além dos dois distritos da região, outros dez também estarão sob aviso amarelo ao longo do dia, devido à chuva forte e agitação marítima.

Continuar a ler

Braga

Braga com viatura adaptada para desinfeção de ruas

Covid-19

em

Foto: Divulgação / AGERE

Uma viatura adaptada à desinfeção de ruas está, desde este sábado, ao serviço do concelho de Braga, após reforço da AGERE.

A adaptação da viatura foi levada a cabo pela Perfect Eventos, Braga Eventos e Uselabel, segundo informa a empresa responsável pelos resíduos e limpeza de ruas no concelho bracarenses.

Com esta nova viatura, a AGERE passa a colaborar ativamente com as juntas de freguesia para a desinfeção de espaços públicos, embora a medida não seja recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Desinfeção das ruas sem efeito na contenção do contágio, diz DGS: “Não é uma medida que se recomende”

A diretora geral da saúde afirmou no passado dia 25 de março que não há evidência científica que as desinfeções de vias e espaços públicos sejam eficazes contra o contágio pelo novo coronavírus.

“Para a doença covid-19 não há nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfeções] e portanto não é uma medida que se recomende”, afirmou Graças Freitas na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Para a diretora-geral da saúde, “não é prioritário ter trabalhadores a desinfetar ruas”, para combater o contágio pelo novo coronavírus, como acontece em algumas autarquias, porque não há qualquer certeza que tenha influência.

“O que vai travar a covid-19 é estarmos distantes uns dos outros”, frisou Graça Freitas.

 

Continuar a ler

Barcelos

Morreu primeira vítima de covid-19 em Barcelos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo (Arquivo)

Barcelos registou hoje a primeira vítima mortal de covid-19. Trata-se de um idoso, entre os 75 e os 80 anos, da freguesia de Macieira de Rates, que estava internado no Hospital de Barcelos, confirmou a O MINHO o presidente daquela junta de freguesia, José Padrão.

A vítima mortal já sofria de problema respiratórios, sendo, portanto, doente de risco. A sua situação complicara-se nos últimos dois dias.

Segundo os dados do boletim epidiomiológico da Direção-Geral de Saúde deste sábado, no concelho de Barcelos existem 83 casos confirmados de infeção. Em todo o Minho estão confirmados 876 casos covid positivo.

Detetado em dezembro de 2019, na China, o novo coronavírus já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil.

Dos casos de infeção, mais de 211 mil são considerados curados.

Continuar a ler

Populares