Alto Minho com redução tarifária nos transportes públicos até final de maio

CIM do Alto Minho abrange dez concelhos do distrito de Viana

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho disse hoje que, até final de maio, serão decididas as reduções tarifárias nos transportes públicos, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Questionado pela agência Lusa, à margem da reunião de Câmara de Viana do Castelo, também presidida pelo socialista, José Maria Costa adiantou que, em abril, a CIM do Alto Minho “aprovou as linhas gerais” daquela medida e acrescentou que “cada um dos municípios que integra a estrutura está, agora, a estudar as ações concretas”.

“Vamos reunir em maio. Os meus colegas estão a trabalhar, com as operadoras de transportes, para que, durante este mês de maio, sejam introduzidas reduções das tarifas. Espero que entrem em vigor até final do mês”, sustentou.

José Maria Costa especificou que as verbas previstas no PART serão atribuídas à CIM do Alto Minho, sendo depois transferidas para cada um dos municípios, de acordo com os planos que forem aprovados”.

O PART conta com 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado, e terá a comparticipação de 12 milhões de euros dos municípios, cabendo a cada Comunidade Intermunicipal (CIM) definir, a nível local, qual será o valor da redução no preço das viagens.

A fórmula de cálculo dos valores a receber ou a comparticipar por cada Área Metropolitana ou CIM tem em conta o número de utilizadores dos transportes públicos, o tempo médio utilizado nas deslocações e “um fator de complexidade dos sistemas de transporte das áreas metropolitanas”.

A CIM do Alto Minho abrange dez concelhos do distrito de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x