Seguir o O MINHO

Alto Minho

Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Melgaço lançam “apps” para telemóveis com informação aos turistas

em

Foto: DR

Os Municípios dos Arcos de Valdevez, da Ponte da Barca e de Melgaço, que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês, vão lançar aplicações informáticas, para telemóveis e computadores, com informações sobre os sítios de valor ambiental, cultural e paisagístico, dirigidos aos visitantes.

De acordo com fonte da organização, os autarcas das três autarquias, que intervieram na FICIS 18- Feira das Cidades Inteligentes, que decorreu em Braga, explicaram que a aplicação emitirá um aviso em tempo real, quando um turista, que a descarregou, se aproxima de determinado local com interesse. Além do aviso, é enviada informação detalhada sobre o sítio em causa, descrevendo o seu interesse ambiental, patrimonial ou histórico. Pode ser uma floresta, uma zona com animais selvagens, umas termas, uma piscina natural, uma área de pesca, uma barragem, um edifício histórico, uma montanha, uma aldeia, ou uma loja de artesanato e produtos locais, etc.

O Município cujo projeto está mais avançado é o dos Arcos de Valdevez, mas quer o de Ponte da Barca quer o de Melgaço já estão, também, a trabalhar na aplicação.

Paralelamente, as três câmaras estudam, ainda, a criação de novos trilhos pedestres e percursos dentro do Parque Nacional, que beneficiarão da aplicação.

Populares