Alta Velocidade liga Braga diretamente ao aeroporto

Foto: Lusa

A construção de um parque de material e oficinas para comboios de alta velocidade está prevista para norte da futura estação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde começa o subtroço com ligação a Braga, segundo documentos dos estudos ambientais contratados pela Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com o caderno de encargos dos estudos ambientais para o troço Porto-Braga, este “inclui o estudo de uma Estação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e um Parque de Materiais e Oficinas (PMO), na localização a norte mais próxima possível daquela”.

O troço Porto-Braga está dividido em dois subtroços: Porto-Campanhã – Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aeroporto – Braga.

O primeiro termina no PMO do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, “com extensão aproximada de 23 quilómetros [km]”, e a ligação entre o aeroporto e Braga “termina no Ramal de Braga [RB], na proximidade de Nine, com extensão aproximada de 22 km”.

O estudo inclui “a ligação ao RB e, ainda, todas as alterações/retificações necessárias no RB e/ou na Linha do Minho (LM), para permitir a integração do RB na linha de alta velocidade”.

O estudo foi contratado à AVPL – Serviços de Consultoria, por 419,6 mil euros.

A linha de alta velocidade deverá ligar Porto e Lisboa em cerca de uma hora e 15 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) deverá estar pronta em 2030, com possibilidade de ligação à Linha do Norte e encurtando de imediato o tempo de viagem, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa posteriormente, assegurada via Linha do Norte.

O concurso público para o lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase foi lançado em janeiro, e o do lote dois (Oiã-Soure) deverá ser lançado em meados deste ano.

Prevê-se a realização de 60 serviços por dia e por sentido, dos quais 17 serão diretos, nove com paragens nas cidades intermédias (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia, e 34 serviços mistos (com ligação à rede convencional).

O projeto prevê transportar 16 milhões de passageiros por ano na nova linha e na atual Linha do Norte, dos quais cerca de um milhão que atualmente fazem a viagem de avião.

Paralelamente, está também a ser projetada a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), que, como O MINHO noticiou, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

 
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