Alta velocidade coloca Corunha a duas horas e meia do Porto (com paragem em Braga e Valença)

Primeira fase poderá custar mais 350 milhões do que o previsto
Alta velocidade coloca corunha a duas horas e meia do porto (com paragem em braga e valença)
Foto: DR

A Corunha, na Galiza, ficará a cerca de duas horas e meia do Porto com a construção da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Vigo, disse hoje em Matosinhos o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal.

Segundo Carlos Fernandes, responsável da Infraestruturas de Portugal (IP) pelo setor ferroviário, “alguém que venha da Corunha para apanhar o avião, estará a pouco mais de duas horas de distância”, estimando o tempo percorrido em duas horas e 23 minutos.

O responsável da IP fazia uma apresentação dos investimentos previstos na área da alta velocidade ferroviária, durante a Portugal Railway Summit 2022, que decorre hoje e na terça-feira no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, no distrito do Porto

A ligação do Porto à ponta norte da Galiza enquadra-se na linha de alta velocidade a ser construída até Vigo, que segundo o responsável será feita em duas fases.

O projeto compreenderá “estações em Porto Campanhã, depois numa segunda fase no aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma nova estação em Braga, e uma estação em Valença”, disse Carlos Fernandes.

Na primeira fase, envolvendo a construção entre Braga e Valença, “os comboios usam parte da linha do Minho, entram depois na nova linha e vão até Vigo, numa solução também a construir de raiz do lado espanhol, com uma ligação, no sul de Vigo, em túnel, que liga a esta nova linha”.

“Isto permitirá logo, na primeira fase, atingir tempos entre Porto e Vigo de cerca de uma hora”, tempo que passará para cerca de “48 a 50 minutos depois da segunda fase construída”.

A fase 1 da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Vigo poderá vir a custar mais 350 milhões de euros do que o previsto inicialmente, segundo um documento apresentado por um diretor da IP, José Carlos Clemente, feita em 21 de fevereiro.

A estimativa da empresa pública aponta agora para cerca de 1.250 milhões de euros, quando a apresentação inicial do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, divulgada em outubro de 2020, apontava para 900 milhões de euros.

Em causa está a ligação entre Braga (Tadim) e Valença, no distrito de Viana do Castelo, fase 1 da linha Porto – Vigo, cuja conclusão está prevista, segundo o documento da IP, para 2029/2030.

Quanto às outras fases, a segunda, prevista para depois de 2030, compreende a ligação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia) para o Minho e a Galiza, e está estimada em 350 milhões de euros pela IP.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Costa salienta que portugal regista o maior crescimento e a inflação mais baixa

Costa salienta que Portugal regista o maior crescimento e a inflação mais baixa

Próximo Artigo
Muralha do castelo de guimarães vai ser palco de 'instalação' de artista ganês

Muralha do castelo de Guimarães vai ser palco de 'instalação' de artista ganês

Artigos Relacionados