Seguir o O MINHO

Braga

Comboio Alfa Pendular com destino a Braga circulou a alta velocidade com avaria grave

Ligação Lisboa-Porto-Braga.

em

Alfa Pendular. Foto: Divulgação / CP - Comboios de Portugal

Um comboio Alfa Pendular que fazia a ligação entre Lisboa e Braga, na passada terça-feira à tarde, sofreu uma avaria considerada grave, avança o “Jornal de Notícias” (JN), explicando que os rolamentos de um dos rodados griparam, tendo o veio que liga as rodas de uma das carruagens derretido, devido às altas temperaturas.

O incidente obrigou ao transbordo dos passageiros na estação de Campanhã, no Porto, onde a avaria foi descoberta, apesar de testemunhas terem visto fumo, à passagem por Aveiro, numa viagem em que chegaram a ser atingidos os 220 quilómetros por hora.

“Um dia não há milagre…”, disse, ao JN, Francisco Fortunato, presidente do Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER), sublinhando que “o incidente poderia ter tido consequências gravosas”.

A CP – Comboios de Portugal só presta esclarecimentos quando o inquérito, que entretanto foi instaurado, estiver concluído.

Já na passada sexta-feira, um utilizador do mesmo serviço da CP, relatou, nas redes sociais, outra situação ocorrida na mesma linha, onde os passageiros do Alfa Pendular foram obrigados a mudar, no Porto, para um comboio suburbano, devido a “uma enchente de gente que tinha bilhete… para Lisboa”.

“Conclusão: o comboio voltou para trás e os passageiros que iam para Braga tiveram de mudar para um comboio suburbano que demora muito mais tempo a chegar e que não tem as comodidades do Alfa”, lamenta Filipe Alves.

O Alfa Pendular é o serviço premium da CP, com capacidade de pendulação, que possibilita uma velocidade máxima de 220 km/h, e que liga algumas das principais cidades do litoral.

Populares