Alfa Pendular celebra 25 anos com 65 milhões de quilómetros e 41 milhões de passageiros

Serviço ‘premium’ da CP serve Braga
Foto: DR / Arquivo

Desde a primeira viagem comercial, a 01 de julho de 1999, os comboios Alfa Pendular já percorreram mais de 65 milhões de quilómetros e transportaram quase 41 milhões de passageiros.

Em comunicado, a CP – Comboios de Portugal informa que, ao todo, foram realizados mais de 162 mil comboios.

A empresa assinalou, na segunda-feira, o 25.º aniversário da primeira viagem comercial do serviço Alfa Pendular, entre Porto e Lisboa. O alargamento até Braga só ocorreu em 2004, após modernização da infraestrutura.

Atualmente faz quatro serviços em cada sentido entre Braga e a estação de Santa Apolónia, em Lisboa, demorando cerca de três horas e meia.

Para marcar este momento histórico, alguns dos profissionais que fizeram parte desta experiência, incluindo o maquinista que conduziu o comboio na primeira viagem comercial entre Lisboa e o Porto – Eduardo Silva -, o revisor que fez a viagem inaugural com o então ministro João Cravinho – António Azevedo Pereira -, e duas assistentes de viagem da altura – Isabel Banhudo e Laura Bandeira -, partiram no Alfa Pendular 127, num percurso entre Lisboa-Santa Apolónia e Porto-Campanhã, à semelhança do que aconteceu há 25 anos.

Foto: CP

O momento foi pautado pela partilha de memórias e por uma promessa: “Daqui a 25 anos voltamos aqui para comemorar os 50 anos”.

“Isto é um marco porque este é um dos serviços mais importantes da CP, o nosso serviço premium, e que é muito relevante para a sustentabilidade da empresa”, realçou o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, que também participou na viagem comemorativa.

Foto: CP

Nestes 25 anos, os comboios Alfa Pendular “já percorreram, no seu conjunto, mais de 65 milhões de quilómetros, o que equivale a mais de 1.600 voltas ao planeta terra, fizeram mais de 162 mil serviços comerciais e transportaram cerca de 41 milhões de passageiros”, avançou.

A recente reativação de dois serviços comerciais mostrou-se uma aposta ganha. “Nestes primeiros cinco meses do ano, tivemos um aumento de mais de 26% de passageiros no Alfa Pendular e os rendimentos aumentaram mais de 36%, resultados que muito se devem à reativação de dois serviços comerciais, algo apenas conseguido graças à otimização da disponibilidade desta série de comboios”, frisou Pedro Moreira, que garantiu que a meta da CP passa por manter e estimular este serviço.

“Muitos comboios andam esgotados e está a existir uma procura crescente, o que nos motiva a continuar a apostar neste serviço”, sustentou, citado em comunicado da empresa.

A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, fez questão de acompanhar o início desta viagem. “Não podia deixar de estar aqui. É um momento de celebração e tinha de me juntar aos trabalhadores e trabalhadoras da CP e dar-lhes os parabéns, porque só pelo seu trabalho, dedicação, empenho e espírito inovador e transformador foi possível termos este comboio que vive e sobrevive há gerações, adaptando-se e sendo um comboio do presente e absolutamente atual”, afirmou.

Cristina Pinto Dias destacou ainda o facto de o Alfa Pendular ser um comboio de mobilidade elétrica. “É por aí que passa a mobilidade do futuro”, frisou. Além disso, é um comboio seguro, inteligente e sustentável, “dimensões que vão pautar a política do Governo para a mobilidade verde em que queremos apostar nos próximos quatro anos”, referiu.

“Este é um momento de inspiração para um futuro que aí vem. Uma empresa que vive e que se adapta com esta facilidade, passando gerações e transformações, está claramente preparada para agarrar o negócio da Alta Velocidade, que vai ser outro desafio. A CP e os seus trabalhadores são o maior ativo e a garantia de que vai ser possível e que vamos ter uma CP por mais 168 anos”, disse ainda a secretária de Estado, a bordo do Alfa Pendular.

As unidades automotoras elétricas da série 4000 da CP, igualmente conhecidas como comboios Alfa Pendular, entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1999. A aquisição deste material circulante fez parte da estratégia e objetivo da CP de melhorar os seus serviços, através do aumento do conforto e velocidade dos comboios.

Em 1996, a CP encomendou ao fabricante italiano FIAT Ferroviaria, 10 automotoras elétricas de pendulação ativa, com capacidade para circularem a uma velocidade máxima de 220 km/h e formadas por seis carruagens cada uma, que oferecem um total de 301 lugares sentados.

O serviço comercial Alfa Pendular foi lançado no dia 01 de julho de 1999, no eixo Lisboa-Porto.

 
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