Alexandra Roeger já assumiu a presidência do Conselho de Administração da AGERE, empresa municipal de água e resíduos de Braga, sucedendo assim a Rui Sá Morais.
“É com grande responsabilidade que assumo a presidência da AGERE, uma empresa que tem sido pioneira na gestão sustentável de recursos e na prestação de serviços essenciais à comunidade bracarense. O meu compromisso é fortalecer ainda mais o papel da AGERE como referência na inovação, sustentabilidade e na melhoria contínua dos serviços públicos”, afirma a nova presidente, citada em comunicado.
“Com um reconhecido percurso académico e profissional, Alexandra Roeger traz uma visão estratégica robusta e uma vasta experiência nos setores do ambiente, gestão pública e políticas públicas”, refere o comunicado.
Natural de Braga, licenciou-se em Engenharia Biológica – Ramo Ambiente, pela Universidade do Minho. O seu percurso académico inclui ainda dois mestrados – em Ambiente e em Administração e Gestão Pública – e a conclusão, em 2021, do Doutoramento em Ciências da Administração, com uma tese dedicada às políticas públicas no setor da água.
Profissionalmente, Alexandra Roeger iniciou a sua carreira como investigadora na Universidade do Minho, passando pelo setor privado no Grupo SONAE antes de ingressar na administração pública. Desde 1996, desempenhou funções de destaque nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende, na Câmara Municipal de Esposende, e na empresa municipal Esposende Ambiente, onde assumiu a presidência do Conselho de Administração em 2010.
Nos últimos anos, Alexandra ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara de Esposende, liderando áreas como Ambiente e Energia, Proteção Civil, Coesão Social, Cultura, Saúde, Educação, Proteção Animal e Qualidade e Modernização Administrativa. Paralelamente, desempenhou papéis de relevo em entidades como a CPCJ de Esposende, a Zendensino e a Esposende Solidário.