Alexandra Cerveira Lima é a nova diretora do Museu dos Biscaínhos e do Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa, ambos em Braga, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
O despacho, assinado pela diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, refere que a nomeação de Alexandra Cerveira Lima tem efeitos a partir de 01 de novembro.
A nova diretora daqueles dois museus de Braga é licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Detém os diplomas do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e do Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), do Instituto Nacional de Administração I. P. (INA).
Foi diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa entre 2004 e 2010, assegurando a abertura e o primeiro meio ano de funcionamento do Museu do Côa.
Já foi também chefe da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto.
Foi formadora e docente no ensino básico e superior e foi técnica superior no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Douro Internacional, do quadro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e técnica superior no Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Foi fundadora e dirigente da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa e consultora da Associação Transumância e Natureza.