Aldeia histórica de Amares celebra as tradições rurais no Natal

Urjalândia
Foto: CM Amares / Arquivo

A aldeia histórica do Urjal, em Seramil, concelho de Amares, recebe nos dias 28 e 29 a Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável, evento que pretende manter vivas as tradições e a autenticidade rurais.

A iniciativa, que decorre desde 2017, foi hoje apresentada na aldeia granítica do Urjal, que conta com cerca de duas dezenas de habitantes.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara de Amares explicou que a Urjalândia pretende recriar e reviver “o mundo e o habitat rural profundo que se perdeu ao longo dos tempos”, sublinhando a importância de “manter vivas as tradições e as coisas únicas” das aldeias e da ruralidade.

Segundo Vítor Ribeiro, durante o fim de semana vai ser possível visitar adegas de moradores e saborear a “gastronomia típica da aldeia do Urjal” confecionada por habitantes locais.

Haverá também um fumeiro tradicional, enchidos, broa, tasquinhas, o Museu da Agricultura (inaugurado a 27 de dezembro) animação musical e teatro de rua, desportos radicais, caminhadas e observações (astronómicas) noturnas, numa aldeia decorada com “materiais típicos e tradicionais”, num ambiente sustentável.

“Haverá animação para todos. Deixo o desafio para que venham conhecer estes ares da serra e este mundo rural, a sua criatividade e autenticidade, num ambiente único de montanha e numa aldeia tipicamente granítica. A Urjalândia é aberta a todos e terá atividades ao longo dos dois dias, de manhã e à tarde”, adiantou o vereador do Ambiente.

Vítor Ribeiro espera que a edição deste ano, à semelhança das anteriores, tenha cada vez mais visitantes.

“É difícil de estimar o número de visitantes. E falhamos todos os anos [nessa previsão]. Quem vem, regressa e, normalmente, não regressa sozinho. Vai depender do estado tempo, que se prevê que esteja atrativo. Mas esperamos mais visitantes do que o habitual, e o habitual já é uma enchente”, salientou o autarca.

Segundo a Câmara de Amares, a Urjalândia é um projeto pioneiro que visa mostrar as práticas de sustentabilidade, com a envolvência das comunidades rurais, dinamizando uma aldeia de Portugal, o Urjal, onde as marcas da ruralidade dos seus cerca de 20 habitantes estão muito presentes.

“Trata-se de um projeto concentrado na época natalícia, onde toda a aldeia é decorada de modo ecológico, através da reutilização de materiais recicláveis, de materiais naturais, e que resulta de vários meses de trabalho de toda a comunidade rural”, refere o município.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x