Aldeia de Póvoa de Lanhoso volta a exibir presépios elaborados pelos moradores

Programa “Póvoa de Natal 2018”.
Foto: Divulgação / Arquivo

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Fábrica da Igreja Paroquial de Garfe e a Junta de Freguesia de Garfe procedem, este domingo, à abertura Oficial de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, iniciativa em que cerca de duas dezenas de presépios elaborados pelos respetivos moradores irão estar espalhados pelos vários lugares da aldeia.

Trata-se da 17.ª edição de “Garfe, aldeia dos presépios”, iniciativa que será complementada com a exposição de uma coleção privada de presépios do pároco daquela freguesia, padre Luís Fernandes. Uma coleção que conta com 1.250 presépios, de vários tamanhos e oriundos de diversos países, numa mostra ficará junto ao presépio de Salgueiros.

O Município adiantou que o programa do evento natalício começa pelas 14:30 com a saída das fanfarras de Garfe e Arosa; às 15:00 dá-se a abertura de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, seguida da apresentação teatral de “O Natal da Toupeira Carlota” pelos Serviços Educativos da CMPL e antes da Eucaristia na Igreja Paroquial, às 16:00 horas.

Esta iniciativa enquadra-se no programa “Póvoa de Natal 2018”, apresentado na terça-feira, que promete levar “muita alegria e movimento ao concelho”.

Para além das iniciativas habituais, este ano, a aposta passa também por reforçar o programa específico para a Praça Eng.º Armando Rodrigues na Vila, a pensar na sua importância para o comércio local.

“Estamos no caminho certo. Este ano, o Natal vai ser diferente na Póvoa de Lanhoso”, assegurou o autarca, Avelino Silva.

No centro da Vila estará colocada uma tenda gigante para acolher grande parte da programação.

Para além da Inauguração da Iluminação de Natal e da Chama de Natal, a 08 de dezembro, nos Paços do Concelho, o programa prevê ainda a decoração do Pinheiro de Natal Comunitário, no dia 09, com a colaboração de utentes de IPSS’s, Centros de Convívio e expositores do Mercado da Terra.

Está ainda previsto haver um Presépio Vivo itinerante, entre 15 e 23 de dezembro, e diversas atividades específicas para crianças, como o abraço ao Pai Natal, em permanência, DiscoKids, a 22 de dezembro e o conto de Natal, a 23.

A Parada de Natal, no dia 16, com a participação de coletividades desportivas do concelho, será outro momento alto, que pretende incentivar a população a fazer as suas compras no comércio local.

Os Concertos de Natal, dia 08 de dezembro, pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, e dia 23 de dezembro, por jovens talentos Povoenses e instituições que pretendam participar são outras das propostas.

Está ainda prevista mais uma edição dos Fãs do Vinil, iniciativa com caráter solidário agendada para 22 de dezembro, e do Mercado da Terra, já no dia 09 de dezembro.

A animação de rua com música, dança, insufláveis, doces de natal, por exemplo, também estará presente nos diversos fins de semana até ao dia 23 de dezembro.

A programação arranca esta sexta-feira, 06 de dezembro, com a apresentação do Musical “O corcunda de Notre Dame”, no Auditório Prozis, em Fontarcada.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

PSD aponta 06 de outubro como “data mais equlibrada” para legislativas do próximo ano

Próximo Artigo

Pop Galo já está em Barcelos

Artigos Relacionados
x