Póvoa de Lanhoso
Aldeia de Póvoa de Lanhoso volta a exibir presépios elaborados pelos moradores
Programa “Póvoa de Natal 2018”.
em

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Fábrica da Igreja Paroquial de Garfe e a Junta de Freguesia de Garfe procedem, este domingo, à abertura Oficial de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, iniciativa em que cerca de duas dezenas de presépios elaborados pelos respetivos moradores irão estar espalhados pelos vários lugares da aldeia.
Trata-se da 17.ª edição de “Garfe, aldeia dos presépios”, iniciativa que será complementada com a exposição de uma coleção privada de presépios do pároco daquela freguesia, padre Luís Fernandes. Uma coleção que conta com 1.250 presépios, de vários tamanhos e oriundos de diversos países, numa mostra ficará junto ao presépio de Salgueiros.
O Município adiantou que o programa do evento natalício começa pelas 14:30 com a saída das fanfarras de Garfe e Arosa; às 15:00 dá-se a abertura de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, seguida da apresentação teatral de “O Natal da Toupeira Carlota” pelos Serviços Educativos da CMPL e antes da Eucaristia na Igreja Paroquial, às 16:00 horas.
Esta iniciativa enquadra-se no programa “Póvoa de Natal 2018”, apresentado na terça-feira, que promete levar “muita alegria e movimento ao concelho”.
Para além das iniciativas habituais, este ano, a aposta passa também por reforçar o programa específico para a Praça Eng.º Armando Rodrigues na Vila, a pensar na sua importância para o comércio local.
“Estamos no caminho certo. Este ano, o Natal vai ser diferente na Póvoa de Lanhoso”, assegurou o autarca, Avelino Silva.
No centro da Vila estará colocada uma tenda gigante para acolher grande parte da programação.
Para além da Inauguração da Iluminação de Natal e da Chama de Natal, a 08 de dezembro, nos Paços do Concelho, o programa prevê ainda a decoração do Pinheiro de Natal Comunitário, no dia 09, com a colaboração de utentes de IPSS’s, Centros de Convívio e expositores do Mercado da Terra.
Está ainda previsto haver um Presépio Vivo itinerante, entre 15 e 23 de dezembro, e diversas atividades específicas para crianças, como o abraço ao Pai Natal, em permanência, DiscoKids, a 22 de dezembro e o conto de Natal, a 23.
A Parada de Natal, no dia 16, com a participação de coletividades desportivas do concelho, será outro momento alto, que pretende incentivar a população a fazer as suas compras no comércio local.
Os Concertos de Natal, dia 08 de dezembro, pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, e dia 23 de dezembro, por jovens talentos Povoenses e instituições que pretendam participar são outras das propostas.
Está ainda prevista mais uma edição dos Fãs do Vinil, iniciativa com caráter solidário agendada para 22 de dezembro, e do Mercado da Terra, já no dia 09 de dezembro.
A animação de rua com música, dança, insufláveis, doces de natal, por exemplo, também estará presente nos diversos fins de semana até ao dia 23 de dezembro.
A programação arranca esta sexta-feira, 06 de dezembro, com a apresentação do Musical “O corcunda de Notre Dame”, no Auditório Prozis, em Fontarcada.
Leia Também
Bombeiros de Famalicão oferecem 300 cabazes de Natal a quem mais precisa
Já é Natal no Hospital de Braga
Viana já acendeu a iluminação de Natal
Viana volta a oferecer pinheiros de Natal para evitar desperdício
Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Natal em Cerveira é com neve e passeios de camelo
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Póvoa de Lanhoso
PSD condenado por adaptar “Despacito” na campanha eleitoral de 2017 na Póvoa de Lanhoso
Tribunal já recusou os argumentos do partido
em

O PSD foi condenado em 10 mil euros pelo uso indevido do tema “Despacito”, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, na campanha eleitoral da candidatura de Avelino Silva na Póvoa de Lanhoso de 2017.
O PS de Vila Pouca de Aguiar também recebeu a mesma condenação. Os partidos vão pagar um total de 20 mil euros à Sociedade Portuguesa de Autores.
Os dois partidos tentaram descartar responsabilidade por serem candidaturas municipais, no entanto, as decisões do Tribunal da Propriedade Intelectual e o Tribunal da Relação de Lisboa recusaram os argumentos.
Segunda a TSF, o PSD respondeu que a estratégia de campanha é definida a nível local e que até chamou a atenção dos responsáveis concelhios para a “necessidade do escrupuloso cumprimento do regime de direitos de autor”.
Póvoa de Lanhoso
Castelo de Lanhoso recebeu “escape room”
No âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Castelos
em

A primeira edição do escape room no Castelo de Lanhoso decorreu na noite de sábado, 5 de outubro. Dar a conhecer o ex libris da Póvoa de Lanhoso de uma forma inovadora e desafiadora foram alguns dos objetivos desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Castelos (7 de outubro).

Foto: Divulgação/CM Póvoa de Lanhoso

Foto: Divulgação/CM Póvoa de Lanhoso
A vencedora foi Teresa Pinheiro e a sua equipa, com o tempo final de 22 minutos e 45 segundos. Nesta primeira edição, participaram 44 pessoas, de várias nacionalidades e de várias zonas do norte do país, que apreciaram bastante a atividade, que aguardam por outras sessões e que elogiaram a forma diferente de conhecer o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, através da resolução de pequenos enigmas, da atenção aos pormenores e do trabalho em equipa.
Para sair do topo da Torre de Menagem as pessoas participantes contaram com a ajuda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. As próximas edições estão marcadas para os dias 22 e 23 de novembro, mas as vagas já estão todas preenchidas.

O incêndio que deflagrou pelas 16:24 de hoje em Vilela, Póvoa de Lanhoso, está em fase de rescaldo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.
Segundo a fonte, o incêndio está dominado e entrou em fase de rescaldo cerca das 19:45.
A fonte acrescentou que não chegou a haver habitações em risco.
No teatro das operações, e segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão 136 operacionais, apoiados por 38 viaturas.
EM FOCO
ÚLTIMAS
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 1 dia
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- BragaHá 2 dias
‘Retidos’ por populares após roubo por esticão e assaltos a carros, em Braga
- GuimarãesHá 2 dias
Ossadas humanas descobertas em Vila Real podem ser de camionista de Guimarães desaparecido
- BragaHá 2 dias
Crianças encenaram “milagre da fruta” na Sé de Braga