O FC Porto confirmou hoje a contratação do futebolista português formado no Vitória SC Alberto Costa à Juventus por 15 milhões de euros (ME), consumando a troca de lateral-direito com o clube italiano, depois de ter transferido João Mário por 12 ME.
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem informar (…) que chegou a um acordo com a Juventus para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do jogador profissional de futebol Alberto Costa, pelo valor fixo de 15 ME, acrescido de uma remuneração variável máxima de um ME”, lê-se no comunicado enviado pelos ‘azuis e brancos’ ao regulador do mercado.
A contratação do Alberto Costa, de 21 anos, foi comunicada praticamente uma hora depois da oficialização da saída do internacional português João Mário, de 25, também através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Alberto Costa assinou por cinco anos pelos ‘dragões’, até 30 de junho de 2030, acordando uma cláusula de rescisão de 65 ME e ficando a ‘vecchia signora’ com 10% das mais-valias de uma futura transferência.
Esta troca de laterais ocorre dois dias depois da contratação definitiva de Francisco Conceição por parte do emblema de Turim, por 32 milhões de euros (ME).
Formado no Vitória SC, Alberto Costa, de 21 anos, estreou-se pela principal equipa dos minhotos em 2023/24, mas foi na primeira metade da última temporada que se destacou, com 21 jogos realizados e desempenhos que lhe valeram uma transferência para a ‘Juve’.
O jogador natural de Santo Tirso, internacional sub-21 por Portugal, passou por um período de adaptação na ‘Juve’, mas assumiu a titularidade nas últimas três jornadas do campeonato italiano e depois em todos os quatro jogos da equipa no Mundial de clubes.
Com a mudança para os italianos, João Mário terá a sua primeira experiência fora de Portugal, ele que fez todo o seu percurso no FC Porto, à exceção de um empréstimo ao Padroense, em 2015/16, depois de ter ingressado no clube vindo da Sanjoanense, com nove anos.
Nas camadas jovens portistas, esteve na equipa sub-19 que conquistou a Youth League em 2019 e foi campeão nacional de juniores no mesmo ano, a última vez que os ‘azuis e brancos’ conquistaram o título no escalão.
Pela mão de Sérgio Conceição, que adaptou o jogador de extremo para lateral, estreou-se pela equipa principal na fase final da época 2019/20, ao atuar como suplente utilizado frente ao Sporting (2-0), no jogo que garantiu ao FC Porto a conquista do campeonato nesse ano.
Na época seguinte, estabeleceu-se no primeiro conjunto portista e desde aí se tornou uma peça importante no lado direito da defesa, totalizando 181 jogos ao longo de seis temporadas, em que somou cinco golos e 25 assistências.
Durante o seu percurso sénior no FC Porto, conquistou dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira, contando ainda três internacionalizações pela seleção portuguesa.