Seguir o O MINHO

Barcelos

Albergue Cidade de Barcelos recebe “prémio” de 3 mil euros de peregrinos americanos

em

Albergue Cidade de Barcelos. Foto: Divulgação

O Albergue Cidade de Barcelos (ACB) é um dos “premiados” pela “American Pilgrims on the Camino” (APOC), associação sem fins lucrativos constituída por voluntários, que tem como missão reunir e dar suporte aos peregrinos da América do Norte e apoiar os Caminhos de Santiago, anunciou esta quinta-feira a associação responsável pelo espaço.

O albergue de Barcelos dos Caminhos de Santiago irá receber cerca de 3 mil euros [3.800 dólares], através do “Infrastructure Grant Program 2018″, daquela associação norte-americana.

“Este prémio (US$ 3.800) será essencial para financiar, ainda que parcialmente, o projeto de melhoria para 2018 da Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos ao nível da acessibilidade – adaptação do Albergue visando uma melhoria das condições de acolhimento para Peregrinos com mobilidade condicionada – e ambiental – pela instalação de um sistema de aquecimento de águas sanitárias por energia solar e pela promoção da reciclagem no interior do Albergue”, revela a Associação ACB.

A atribuição deste apoio pela “American Pilgrims on the Camino” ao Albergue Cidade de Barcelos é encarada, também, como um reconhecimento internacional.

“(Nomeadamente) de todo o projeto de atividade diária de acolhimento, por donativo livre e voluntário, de Peregrinos do Caminho Português de Santiago (365 dias do ano)” e “da importância das atividades de promoção do Caminho Português de Santiago promovidas pela nossa Associação”, acrescenta aquela associação.

A associação privada sem fins lucrativos, que não conta com qualquer tipo de apoio público, tem como principal objetivo o apoio a Peregrinos (contra donativo livre e voluntário) que peregrinam a Santiago de Compostela, a Fátima ou a qualquer outro local de peregrinação.

“Numa altura em que é constante a atribuição de fundos comunitários a projetos nacionais associados à “promoção” do Caminho de Santiago em Portugal, são de saudar as iniciativas “fora de portas” que estão dirigidas, diretamente, às estruturas e/ou entidades que, diária e verdadeiramente, apoiam os Peregrinos e tornam possível o crescimento do Caminho Português de Santiago”, salienta

O Albergue Cidade de Barcelos tem capacidade para acolher 26 peregrinos, em simultâneo, em três quartos comunitários disponíveis.

A “American Pilgrims on the Camino” é uma associação sem fins lucrativos constituida por voluntários, que tem como missão reunir e dar suporte aos peregrinos da América do Norte e apoiar os Caminhos de Santiago.

Populares