Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aí está o S. João d’Arga, a romaria mais genuína do Minho

em

A animação já é grande à volta do Mosteiro. Romaria de S.Jõao d’Arga leva milhares de “romeiros” à serra.

A animação já é grande à volta do Mosteiro de S. João d’ Arga. Dezenas de entusiastas passaram a noite desta quinta-feira em tendas e os “romeiros” não param de chegar. Os comerciantes de ‘comes e bebes’ já instalaram as suas tendas.

De 28 a 30 de agosto, a Serra d’Arga é palco de uma das festas populares mais genuínas do Alto Minho – a Romaria de S. João d’Arga. Todos os anos, milhares de romeiros sobem a serra para participarem na festa onde a animação é a palavra de ordem.

Este ano, os romeiros têm mais um motivo para festejar. Vão ser recebidos num Santuário renovado. Recorda-se que o Mosteiro foi alvo de obras de requalificação orçadas em mais de meio milhão de euros, que melhoraram as condições em todo o edificado, introduzindo também as infraestruturas básicas, como a energia elétrica.

De acordo com a história, após a subida ao monte, os peregrinos e visitantes dos nossos dias mantêm a tradição de dar três voltas à igreja, seguindo-se a entrega de duas esmolas: uma ao santo…e outra ao diabo.

No dia 28, esta romaria que junta o sagrado e o profano, começa cedo quando os vários grupos oriundos de vários pontos do distrito começam a subir a pé a serra. O ambiente é de festa. Os caminheiros fazem-se acompanhar de concertinas e fazem o percurso a cantar ao desafio.

Às 11 horas, decorre uma missa e às 17 horas a procissão.

Essa noite é uma grande festa, a animação e a boa disposição são uma constante. Para além, das cantigas ao desafio e das concertinas, esta festa é conhecida pelas especialidades locais, a tão afamada aguardente com mel.

No dia 29, decorrem mais três eucaristias. A festa termina no dia 30, com uma última missa em honra de Santo Aginha.

A nota enviada a’O Minho pela Câmara de Caminha, conclui: “É sem dúvida a romaria mais genuína do concelho de Caminha! Se não conhece, aqui fica o convite.”

Populares