Com origens no ano de 1930, a Rampa da Penha, uma das provas de automobilismo de montanha mais antigas de Portugal, realiza-se no próximo sábado e domingo.
“Gerando significativo impacto na economia local e alcançando importante repercussão mediática, divulgando Guimarães e a Penha, a Rampa da Penha atrai a atenção de inúmeros aficionados que, anualmente, se deslocam à Estância Turística da Penha para assistir à iniciativa”, antecipa a organização em comunicado enviado a O MINHO.
Evento de matriz desportiva, turística e cultural, a Rampa da Penha em automobilismo assinala em 2025, na sua 46.ª edição, os 95 anos da primeira realização.
Numa organização da Demoporto, com o apoio da Irmandade da Penha, entre outras entidades, a edição deste ano será pontuável para os Campeonatos de Portugal de Montanha, Clássicos, Legends, Montanha 1300, Kart-cross e Rampa Regional.
O programa do dia 05 de abril (sábado), começa às 13:30 com treinos e subidas oficiais (Montanha 1300 e Rampa Regional). No dia seguinte, 06 de abril (domingo), os treinos e a competição terão início pelas 09:30.
Assistir à Rampa da Penha é gratuito, ainda que sujeito a restrições.
Devido aos vários condicionamentos à circulação automóvel, a organização sugere formas e meios alternativos para se aceder à Estância Turística da Penha, entre as quais o teleférico.