Arquivo

Aguiar-Branco convoca reunião sobre o apagão entre partidos e Governo

Para hoje às 14:00
Aguiar-branco convoca reunião sobre o apagão entre partidos e governo
Foto: Lusa

O presidente da Assembleia da República convocou os partidos com representação parlamentar para uma reunião com o Governo, pelas 14:00, para se fazer um ponto da situação do apagão ocorrido na segunda-feira em território continental.

Na missiva, à qual a agência Lusa teve acesso, José Pedro Aguiar-Branco indica que a reunião terá como “objetivo a apresentação de um ponto de situação sobre o incidente ocorrido ontem, 28 de abril, na rede elétrica nacional”.

De acordo com o Governo, a energia elétrica já foi reposta aos 6,4 milhões de clientes do país, que está agora “ligado com normalidade” e, durante a noite, não se verificaram perturbações de segurança ou de proteção civil.

“Neste momento, temos praticamente todos os serviços, incluindo o fornecimento de energia, restabelecidos”, disse à agência Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Segundo o ministro, ao nível da eletricidade, o “já país está ligado, com normalidade”, ou seja, todos os 6,4 milhões de clientes estão alimentados, com exceção de 800 que têm avarias não relacionada com o apagão.

Na segunda-feira à noite, o PCP anunciou que vai requereu o agendamento para quarta-feira de um debate sobre o corte no abastecimento elétrico, considerando que ficaram patentes “vulnerabilidades e problemas” no sistema elétrico nacional que devem ser avaliadas, em particular ao nível da soberania.

Este requerimento da bancada comunista será hoje apreciado e votado em conferência de líderes parlamentares, que definirá a agenda da reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República na quarta-feira.

Em comunicado, o PCP considera que a quebra de fornecimento de energia elétrica que se registou hoje em Portugal exige “medidas que contribuam para a rápida reposição do fornecimento”, com prioridade para os “serviços essenciais à população”, como a saúde, transportes, educação ou segurança.

O partido pede também que se faça um “apuramento rigoroso das causas que estiveram na origem desta falha” e se identifiquem as “opções que se colocam para garantir no futuro a segurança e a soberania energéticas em Portugal”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Eurodreams: prémios de 102 euros saíram em portugal

EuroDreams: Prémios de 102 euros saíram em Portugal

Próximo Artigo
Situação normalizada nos hospitais após milhares de adiamentos devido ao apagão

Situação normalizada nos hospitais após milhares de adiamentos devido ao apagão

Artigos Relacionados