Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Águas do Norte investe cerca de 3,7 milhões em água e saneamento em Arcos de Valdevez

15,6 quilómetros de condutas, quatro reservatórios e duas estações elevatórias de água

em

Foto: Divulgação / CM Arcos de Valdevez (Arquivo)

A empresa Águas do Norte consignou hoje uma obra de 2,5 milhões de euros para abastecimento de água a várias freguesias de Arcos de Valdevez e tem, em conclusão, uma outra, no valor de mais 1,2 milhões de euros.

Em comunicado, hoje, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, informou que a obra agora consignada tem um prazo de execução de 365 dias e pretende assegurar a “ligação de Jorge a Vilar de Lobos, Vilarinho do Souto e Ermelo e A ligação de Morilhões ao Vale”.

“Esta obra irá permitir o abastecimento aos habitantes residentes nos lugares de Vilar de Lobos, Gração, Vilarinho do Souto e Igreja, das freguesias de Ermelo, São Jorge e Vale, permitindo a futura adução à freguesia de Soajo”, especificou o município.

A obra “contempla cerca de 15,6 quilómetros de condutas, quatro reservatórios e duas estações elevatórias de água”.

Atualmente, a Águas do Norte ainda em fase de “conclusão” a “ligação do subsistema de abastecimento de água de São Jorge ao sistema sudoeste do concelho, o que permitirá reforçar e assegurar o fornecimento de água a todo o subsistema entre Tabaçô e Jolda Madalena”.

Anúncio

Arcos de Valdevez

Rojões e papas de sarrabulho regressam às mesas dos restaurantes em Arcos de Valdevez

Arcos à Mesa

em

Foto: DR/Arquivo

O concelho de Arcos de Valdevez vai ser palco, no fim de semana, da iniciativa Arcos à Mesa que leva envolve restaurantes do concelho na promoção dos rojões e das papas de sarrabulho.

Trata-se de um dos principais pratos da gastronomia daquele concelho, “muito procurado e apreciado nesta época do ano e intimamente ligado à matança do porco”.

A iniciativa inclui a doçaria tradicional, com destaque para Charutos dos Arcos, recentemente eleitos uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, e o vinho verde produzidos na região.

O programa de animação engloba uma “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, uma visita guiada a quintas de vinho verde do concelho, bem como provas de vinhos, animação musical com a atuação de rusgas, da Orquestra Microsom, no Campo do Trasladário, teatro e visitas à Porta do Mezio.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Primeira corrida assombrada marcada para dia 31

Até ao Paço de Giela.

em

Foto: DR/Arquivo

Arcos de Valdevez vai ser palco no dia 31 da primeira edição da “Corrida Assombrada”, promovida pela Academia Desportiva de Arcos de Valdevez em parceria com a Câmara local.

Em comunicado, hoje enviado à imprensa, aquela autarquia adiantou que a corrida, gratuita mas sujeita a inscrição prévia, começa às 21:00, com saída do Jardim dos Centenários (junto à Casa das Artes/Biblioteca Municipal).

Os participantes irão realizar um percurso de cerca de seis quilómetros pelas ruas de Arcos de Valdevez até ao Paço de Giela.

“A andar ou a correr, os participantes terão à sua espera muito divertimento e boa disposição, algumas zonas de espetáculo, para comemorar o Halloween”, adianta o município que apela aos participantes para trajar a rigor.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Condutor sai praticamente ileso após queda de 150 metros em Arcos de Valdevez

Jovem de 19 anos

em

Foto: Filipe Guimarães

Um homem saiu com ferimentos apenas ligeiros após uma queda numa ravina de 150 metros, este sábado, em Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.

O acidente ocorreu na estrada de acesso aos lugares de Porto Cova e Padrão.

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

A vítima, um jovem de 19 anos natural de Aboím das Choças, Arcos de Valdevez, foi resgatado e trabsportado para o Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, segundo o Jornal de Notícias.

Estiveram no local nove operacionais com três viaturas dos Bombeiros locais, a equipa SIV do INEM sediada em Arcos de Valdevez. A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Populares