Seguir o O MINHO

Alto Minho

Águas do Norte inicia ligação ao reservatório de Azenhas, em Valença

Obras públicas

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Águas do Norte vai dar início à execução da empreitada de ligação do sistema de abastecimento de água de Lapela ao reservatório de Azenhas, que irá garantir o fornecimento de água em “alta”, a uma parte da população de Azenhas, no município de Valença, foi hoje anunciado.

Com a execução de cerca de 1.1 quilómetros de conduta adutora, a construção de uma estação elevatória de água – EE Azenhas – , e a beneficiação a realizar no atual reservatório de Azenhas, fica dessa forma assegurado o fornecimento à respetiva rede municipal de abastecimento de água com origem na ETA de Lapela.

A empreitada a iniciar está orçada em 248 mil euros, e tem um prazo de execução de 240 dias, tendo sido adjudicada à empresa NAROM, SL Sucursal em Portugal.

Em comunicado, a Águas do Norte explica que está “ciente de alguns transtornos que eventualmente poderão causar estas obras”, apelando “à compreensão da população durante o tempo de execução, sendo que é perante este esforço de infraestruturação que se obtêm os níveis adequados de qualidade do serviço de abastecimento de água ao qual todos temos direito”.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, que integra o Município de Amarante, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Populares