O “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal”, no qual a ERSAR divulga os dados da qualidade da água distribuída para consumo humano em 2020, revela que a água distribuída pela AdAM possui indicador de água segura igual a 98,8 %.
Segundo a ERSAR os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo apresentaram um indicador de Água Segura superior a 99%. Vila Nova de Cerveira também se destaca pela positiva por ter subido o seu indicador de água segura de 95,98%, em 2019, para 98,22%, em 2020, o que representa um aumento muito significativo da qualidade de água em apenas um ano.
“No global regista-se uma evolução favorável da percentagem de água segura o que vai de encontro às expetativas dos 7 municípios do Alto Minho quando decidiram agregar-se e criar a empresa Águas do Alto Minho”, reforça a empresa, em nota enviada à comunicação social.
De acordo com António Lisboa, responsável pela Qualidade da Água da AdAM, “a melhoria alcançada na Qualidade da Água fornecida pela AdAM aos seus clientes espelha a dedicação das nossas equipas, em particular as operacionais, através da implementação de rotinas frequentes de vigilância, monitorização e controlo do Sistema de Abastecimento de Água”.
Reforça, ainda, que “essas mesmas práticas permitiram, simultaneamente, a identificação e priorização das principais necessidades dos sistemas de tratamento de água, tendo sido já iniciados investimentos na instalação e reforço dos sistemas de tratamento, para garantia da qualidade e melhoria continua e sustentável do serviço”.
Os resultados evidenciam o compromisso da AdAM para com os seus Clientes e Municípios Parceiros, na prestação de um serviço de excelência.