Seguir o O MINHO

Região

Aguaceiros e trovoada aproximam-se do Minho. ‘Chuva de lama’ é pouco provável

Meteorologia

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Já decorrem episódios de trovoada e aguaceiros no mar na zona de Aveiro, devendo aproximar-se, com o avançar da tarde, da zona do Minho, podendo ocorrer de forma forte ao início da noite. Apesar das poeiras de África que se encontram em suspensão desde o inicio da manhã ainda continuarem na atmosfera sobre o Minho, é pouco provável que ocorra chuva de lama, uma vez que os aguaceiros vão ser fortes e as poeiras vão deslocando-se para território espanhol.

Jorge Ponte, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), após contacto de O MINHO, indicou que os episódios de poeiras e da precipitação podem coincidir na atmosfera, mas não há grandes certezas sobre se isso significaria chamada ‘chuva de lama’, que ocorre sempre que estes dois fenómenos se conjugam.

“As poeiras tendem a desaparecer com a chegada da depressão e devem deslocar-se para nordeste, território espanhol, por isso diria que não é muito provável que haja ‘chuva de lama’, até porque a precipitação vai ser intensa e a ‘chuva de lama’ ocorre quando a precipitação é mais fraca e evapora rapidamente, deixando as marcas das poeiras visíveis”, explicou o especialista.

Já no que diz respeito à trovoada e aos aguaceiros, por vezes fortes, é “muito provável” que aconteça no dia de hoje, mas, salienta Jorge Ponte, “na meteorologia e em situações de convecção há sempre muita incerteza onde irão ocorrer os fenómenos, mas parece-me certo que, entre o fim da tarde e o início da noite, ocorra chuva e trovoada na zona do Minho”.

Aviso amarelo

Braga, Viana do Castelo, e outros oito distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros e trovoada, segundo o IPMA. Além de aguaceiros e trovoada, são esperadas também rajadas fortes e queda de granizo.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 35 graus em Braga e os 23 em Sines, o passo que as mínimas vão andar entre os 19 graus em Faro e Aveiro, e os 14 em Évora.

Populares