Arquivo

Água e saneamento vai chegar a mais 800 casas em Viana do Castelo

Investimento de 1,6 milhões de euros
Água e saneamento vai chegar a mais 800 casas em viana do castelo
Foto: CM Valença / Arquivo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, o projeto de ampliação da redes de abastecimento de água em Carreço, orçada em 1,6 milhões de euros e que vai permitir servir a totalidade da freguesia.

Segundo a autarquia, o objetivo é candidatar aquele projeto ao programa Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, com uma estimativa orçamental de 1.575.626 euros.

De acordo com a proposta hoje aprovada, apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, o projeto de execução vai permitir criar 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água.

A obra vai permitir “um incremento de 835 fogos habitacionais” servidas por aquela rede, com, sendo que “atualmente, a acessibilidade física à rede de abastecimento de água na freguesia de Carreço, na área coberta pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), é de 168 fogos habitacionais (17%)”.

“Após a intervenção, a acessibilidade física de Carreço será de 1.003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia”, refere a proposta.

A “construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal”, sendo que, “neste momento, a cobertura da rede de abastecimento de água no concelho é de 97%”.

A “atual rede da Junta de Freguesia de Carreço não reúne condições de integrar o sistema de abastecimento da AdAM uma vez que é composta, maioritariamente, por tubagens e acessórios com materiais que não se enquadram com as normas e patrões utilizados por um sistema integrado de gestão, para garantir os padrões de qualidade de água e acessibilidade exigidos”.

Na reunião ordinária de hoje, o executivo municipal aprovou também por unanimidade, o projeto de execução da ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Alvarães e Vila Fria, que “vai criar 3.550 metros de rede nova de saneamento, com criação de ramais que vão permitir ligar 111 habitações, servidos por duas estações elevatórias de águas residuais”.

O projeto, apresentado pelo autarca socialista Luís Nobre, orçado em 980.722 euros, vai ser também ser candidatado ao Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento.

Atualmente, “a cobertura da rede de saneamento no concelho é de 77,2%, tendo o município o objetivo de alcançar os 85%”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Presidente da federação diz que mariana machado foi "excecional" nos europeus de corta-mato

Presidente da Federação diz que Mariana Machado foi "excecional" nos Europeus de corta-mato

Próximo Artigo
Festival de cinema vai exibir exclusivamente 'curtas' feitas por 300 alunos de braga

Festival de cinema vai exibir exclusivamente 'curtas' feitas por 300 alunos de Braga

Artigos Relacionados