Seguir o O MINHO

Cávado

Água da torneira de Esposende é 100 % segura

em

O Município de Esposende continua a garantir água da torneira 100% segura, de acordo com o relatório de 2014 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), sobre a Qualidade da Água para Consumo Humano em Portugal, recentemente divulgado.

De acordo com a Câmara Municipal de Esposende, os esposendenses podem, assim, continuar a beber água da torneira com total confiança.

“Esposende é um dos três municípios, dos 278 em análise em Portugal Continental, que mantém o indicador 100% Água Segura, desde 2010, segundo dados do relatório, disponível em www.ersar.pt. Esta situação, conjugada com o facto de o quadro regulatório ser cada vez mais exigente, é motivo de satisfação para o Município, nomeadamente para a empresa municipal Esposende Ambiente, responsável pela distribuição da água no concelho”, refere a autarquia, acrescentando que “a estes resultados está associado um rigoroso controlo da qualidade, com crescente acompanhamento dos procedimentos operacionais e implementação da legislação em vigor, assim como recomendações da entidade reguladora, com vista à melhoria contínua”.

Em 2015, a Esposende Ambiente continua a demonstrar um excelente desempenho no controlo da qualidade da água que distribui, implementando um Programa de Controlo da Qualidade da Água, devidamente aprovado pela ERSAR, que contempla a realização de análises na torneira de 108 consumidores do concelho. Complementarmente, executa um Plano de Controlo Operacional e um Plano de Segurança da Água, seguindo as metodologias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, numa perspetiva de análise e prevenção de riscos em sistemas de abastecimento de água.

“Com o intuito de ajudar as famílias face à atual conjunta e numa perspetiva de promoção da saúde pública, a Esposende Ambiente mantém a isenção de custos de ligação aos sistemas públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, para além do seu regime tarifário social e regime tarifário para famílias numerosas, garantindo sempre a excelente qualidade da água para consumo humano, o tratamento adequado dos efluentes e a gestão racional e sustentada dos recursos hídricos”, sublinha o Município de Esposende.

Populares