AGRO abre esta semana e espera mais de 50 mil visitantes em Braga

É uma “montra viva” da “qualidade” dos produtos locais
Foto: InvestBraga

AGRO 2025

Cerca de 230 expositores e mais de 101 marcas representadas. 30 momentos de showcooking, 20 seminários, 50 bovinos em exposição, nove concursos pecuários, incluindo um de galinhas autóctones e quatro restaurantes de carne da região. E, ainda, zonas e atividades pensadas para os mais novos e as famílias, numa feira que espera 50 mil visitantes. São estes, em síntese, os dados hoje apresentados em conferência de imprensa sobre a 57.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação que decorre no Forum Braga, de 03 a 06 de abril.

“O evento procura, no entanto, ir além da componente estritamente profissional, abrindo-se também às famílias, com áreas dedicadas às utilidades domésticas, colchões, alimentação, doçaria tradicional do Minho e de todo o país, e espaços de lazer e convívio”, disse na ocasião o administrador do Fórum Carlos Silva, frisando que o certame tem um programa reforçado e uma visão clara sobre o papel da agricultura no futuro”.

Certificada pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry e integrada na prestigiada rede EURASCOS, a AGRO – salientou – “assume-se como uma feira com reconhecimento europeu, sustentada por critérios de qualidade e profissionalismo”.

22 entidades nos ‘showcookings’

Um dos grandes destaques da AGRO reside na forte presença dos ‘showcookings’, que regressam em força com um espaço envolvente e central no recinto, conferindo visibilidade a produtos, entidades parceiras e expositores.

Ao longo dos quatro dias, realizam-se 30 momentos de cozinha promovidos por 22 entidades, entre municípios, escolas profissionais e empresas do setor, com a colaboração de alunos da Profitecla e da EPB (Escola Profissional de Braga), estes últimos também responsáveis pelo apoio multimédia.

Haverá ainda espaço para harmonizações com vinhos e produtos locais, promovidas pelo parceiro Cavagri (Cooperativa Agrícola do Alto Cávado), e momentos de descontração e networking com a introdução da “happy hour”, uma novidade deste programa, que acontece na sexta-feira, pelas 18:00, no mesmo espaço.

“Montra viva da qualidade” dos produtos locais

Para Sandra Vaz, diretora comercial da InvestBraga, “os ‘showcookings’ da AGRO são muito mais do que momentos gastronómicos — são uma montra viva da qualidade e diversidade dos nossos produtos e produtores. Ao colocá-los no centro da feira, damos palco às tradições, à inovação e à criatividade dos nossos parceiros, envolvendo escolas, chefs e entidades locais numa dinâmica que valoriza todo o setor alimentar”, destacou.

Os seminários voltam a assumir um papel estruturante no programa, com cerca de 20 sessões dedicadas à reflexão sobre o futuro do setor, o financiamento agrícola e o papel da inovação. Estarão em debate temas como a cunicultura, a agricultura de precisão, a competitividade da floresta, os programas de conversão e melhoramento animal, a pecuária do futuro ou a agricultura regenerativa. A participação nos seminários dará acesso gratuito à entrada na feira, reforçando a missão formativa da AGRO e promovendo o acesso ao conhecimento.

Os seminários da AGRO são um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor agrícola. “A diversidade temática desta edição permite aos participantes aceder a conteúdos atuais, inovadores e de elevado valor técnico, reforçando o papel da feira como plataforma de capacitação e atualização profissional”, afirmou Henrique Martins, coordenador de Feiras, Congressos e Eventos do Forum Braga.

Concurso de gado com escolas profissionais

No capítulo dos concursos, haverá importantes novidades, com destaque para o 1.º Concurso Interescolas da Raça Holstein Frísia, que envolverá alunos de escolas profissionais de Ponte de Lima, Silva Nunes, Marco de Canaveses e Vagos. Estes estudantes não apenas competirão com os exemplares das suas escolas, como assegurarão a manutenção diária dos animais presentes na feira, em regime de turnos, contribuindo para o bem-estar animal.

Será também promovido o 1.º Concurso Interescolas e Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia, no qual os alunos colocam em prática os seus conhecimentos no ringue principal, numa competição que alia formação, espírito de equipa e responsabilidade.

Na AGRO, o bem-estar animal não é apenas uma prioridade — é uma responsabilidade partilhada por todos os envolvidos. “A colaboração com as escolas agrícolas permite garantir cuidados contínuos aos animais em exposição, 24 horas sobre 24 horas, num ambiente pedagógico e de excelência, onde os alunos aplicam os seus conhecimentos e desenvolvem competências essenciais para o futuro do setor”, sublinhou José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga.

50 bovinos e 15 vacas a dar leite

A zona da vacaria contará com cerca de 50 animais em exposição, entre os quais 15 a 20 vacas leiteiras que serão ordenhadas ao vivo, permitindo aos visitantes assistir ao processo de recolha de leite que será posteriormente encaminhado para a unidade de transformação do parceiro AGROS.

Este espaço – diz a organização – constitui um verdadeiro laboratório vivo de aprendizagem e uma montra da importância do setor primário e das escolas profissionais na formação de novos quadros.

No sentido de valorizar ainda mais os expositores, será lançado este ano o Concurso de Melhor Stand, dividido em duas categorias – pavilhão interior e área exterior – premiando a criatividade, inovação e qualidade na apresentação dos espaços expositivos. A iniciativa visa fomentar uma imagem mais apelativa e profissional da feira, incentivando os participantes a apostar em estruturas diferenciadoras e bem integradas no recinto.

A dimensão solidária da AGRO será também reforçada, com a campanha “AMA a Ucrânia”, integrada no evento, com a recolha de alimentos para a Ucrânia, dinamizada junto das escolas e do público visitante, apelando ao espírito de entreajuda.

Apoio a enviar à Ucrânia

A InvestBraga, em parceria com a Associação Luso-Ucraniana, de Braga volta a promover a iniciativa que visa apoiar o povo ucraniano face às graves dificuldades humanitárias causadas pela guerra de agressão criminosa e terrorista. A primeira edição, levada a cabo em 2024, mobilizou diversas entidades públicas e privadas e permitiu o envio de um camião TIR para a Ucrânia, com uma carga essencialmente composta por alimentos não perecíveis.

O êxito da campanha anterior e, sobretudo, a necessidade urgente de dar resposta aos inúmeros pedidos de ajuda recebidos motivaram a sua continuidade em 2025. A recolha de bens decorre ao longo de março e durante a feira, tendo como ponto alto os dias do certame. Serão aceites alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, artigos de limpeza, medicamentos e materiais de primeiros socorros. A campanha não contempla a recolha de vestuário.

Divulgada por TV e rádio

A cobertura mediática da AGRO estará a cargo da TV Agro e da rede Antena Minho, que asseguram a transmissão dos principais momentos do evento para o exterior. A TV Agro reforça o seu papel como plataforma de divulgação privilegiada, com especial foco nos concursos pecuários e de raças autóctones, seminários, ações de degustação e ‘showcookings’. Por sua vez, a Rádio Antena Minho promoverá uma emissão especial durante os quatro dias do certame, com transmissões em direto, entrevistas e reportagens, aproximando o evento do grande público e ampliando a sua visibilidade.

Venha de autocarro, deixe o carro

Para facilitar o acesso ao recinto, os visitantes poderão utilizar os parques do Minho Center e do E.Leclerc, com transporte assegurado por uma rede de autocarros de 10 em 10 minutos. Nos dias 05 e 06 de abril, fim de semana da AGRO, os Transportes Urbanos de Braga disponibilizam linhas especiais a partir destes locais. Os visitantes que apresentem o bilhete de autocarro à entrada beneficiarão de um desconto de 50% no valor do ingresso.

Tradição e inovação

A 57.ª edição da AGRO será, assim, – garante, ainda, a organização – uma feira de agricultura, mas também para a agricultura, para os profissionais e para o público em geral, para as famílias e para os jovens em formação. Um espaço onde se cruzam tradição e inovação, conhecimento e experiência, numa verdadeira celebração da ruralidade e do futuro do setor.

Programa

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados