Agora é mais fácil chegar e estacionar no Santuário da Peneda

Espaço é Monumento Nacional
Foto: DR

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, que foi classificado como Conjunto de Interesse Nacional/Monumento Nacional, está a receber melhorias.

A mais alta distinção patrimonial portuguesa classificação potenciou o desenvolvimento do local, nomeadamente através do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda.

Prevê diversas intervenções ao nível do Santuário, do escadório, dos espaços exteriores e do estacionamento. 

“Neste momento estão a decorrer obras ao nível da melhoria do estacionamento e da sinalização de forma a melhorar os acessos ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, e a orientar melhor quem visita este local”, refere a Câmara, em comunicado.

De acordo com a autarquia, o reconhecimento como Monumento Nacional foi a “concretização de um processo que associou o Município de Arcos de Valdevez, a Confraria de N. S. da Peneda e a Diocese de Viana do Castelo, resultando assim na classificação de um monumento singular em Portugal, que associa a História, a Religiosidade e a Natureza, pois está no Parque Nacional Peneda-Gerês, como nenhum outro santuário mariano no país”.

Com este investimento, a Câmara Municipal pretende “valorizar o património Cultural e Natural do Santuário e sua envolvente, potenciando a sua mais valia cultural e económica”.

“O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é mais um motivo para visitar o concelho e o Parque Nacional Peneda-Gerês”, conclui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Câmara de Viana homenageia trabalhadores com 40 anos de serviço

Próximo Artigo

Esta espécie é cada vez mais apanhada em Esposende para fazer caviar

Artigos Relacionados
x