O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, que foi classificado como Conjunto de Interesse Nacional/Monumento Nacional, está a receber melhorias.
A mais alta distinção patrimonial portuguesa classificação potenciou o desenvolvimento do local, nomeadamente através do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Prevê diversas intervenções ao nível do Santuário, do escadório, dos espaços exteriores e do estacionamento.
“Neste momento estão a decorrer obras ao nível da melhoria do estacionamento e da sinalização de forma a melhorar os acessos ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, e a orientar melhor quem visita este local”, refere a Câmara, em comunicado.
De acordo com a autarquia, o reconhecimento como Monumento Nacional foi a “concretização de um processo que associou o Município de Arcos de Valdevez, a Confraria de N. S. da Peneda e a Diocese de Viana do Castelo, resultando assim na classificação de um monumento singular em Portugal, que associa a História, a Religiosidade e a Natureza, pois está no Parque Nacional Peneda-Gerês, como nenhum outro santuário mariano no país”.
Com este investimento, a Câmara Municipal pretende “valorizar o património Cultural e Natural do Santuário e sua envolvente, potenciando a sua mais valia cultural e económica”.
“O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é mais um motivo para visitar o concelho e o Parque Nacional Peneda-Gerês”, conclui.