Braga
AGERE recolhe seringas abandonadas
A AGERE, empresa municipal de água e saneamento de Braga, vai pôr em prática um plano de gestão da recolha e transporte de seringas abandonadas que pretender dar resposta a um problema de saúde pública “identificado no terreno”.
Na base do plano está um protocolo “pioneiro” de colaboração entre aquela empresa, a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Unidade de Saúde Pública do Cávado que prevê a limpeza inicial e a manutenção de resíduos associados ao programa de troca de seringas por parte da AGERE.
Assim, os trabalhadores da AGERE vão ser equipados com equipamento para a recolha de seringas e serão vacinados.
“As seringas constituem um perigo para a população de risco, que são os consumidores, mas também para a população em geral, com a possibilidade de contração de doenças infetocontagiosas”, explicou o presidente da AGERE, Rui Morais.
A recolha das seringas, “bombas para a saúde que existem por toda a cidade” será feita em espaços públicos mas também privados.
“Durante a vertente prática de uma ação de formação ministrada, em pouco mais de 3 horas recolheram-se 1500 seringas num espaço de 20 metros quadrados, o que prova que é necessária uma ação concertada com todas as entidades no terreno”, apontou o presidente da Delegação de Braga da CVP, Armado Osório.
-
BragaHá 1 dia
Quarto a arrendar por 500 euros em Braga ‘incendeia’ redes sociais
-
RegiãoHá 2 dias
Depressão Mathis. Vem aí chuva e ondas até 5 metros
-
Aqui PertoHá 1 dia
Está quase pronto o elevador gigante de Vigo que sobrevoa a autoestrada
-
Alto MinhoHá 2 dias
Politécnico de Viana de luto pela morte de estudante em despiste de ‘pick up’ na Serra d’Arga