Seguir o O MINHO

Braga

AGERE denuncia “ato criminoso” no rio Este. Milhares de peixes mortos após descarga

A empresa municipal irá fazer uma participação criminal contra terceiros.

em

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

A AGERE, empresa de águas, efluentes e resíduos do concelho de Braga, denunciou hoje o que classifica de “acto criminoso” e “deliberado” que provocou uma descarga no rio Este.

Em comunicado, a empresa municipal informa ter sido confrontada, esta quinta-feira, com alertas públicos dando conta da obstrução do colector dEmpresa vai apresentar e Saneamento de Águas Residuais junta à Rua do Vilar em Este S. Mamede, provocando esta situação a descarga de águas residuais no Rio Este.

“A situação foi confirmada pelos serviços da AGERE e resultou de um acto deliberado e criminoso de vandalismo de alguém que ostensivamente colocou sacos de areia na conduta, provocando deste modo o retorno do efluente e originando o transbordo do mesmo para a linha de água”, salienta.

A AGERE “mobilizou imediatamente todos os meios de escoamento e de limpeza para minimizar o impacto deste acto de vandalismo”.

No terreno, para além de funcionários da empresa, estão a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Braga, Bombeiros Municipais de Braga e Bombeiros Famalicences, num total de 10 viaturas e 20 operacionais.

“Neste momento o escoamento do efluente encontra-se normalizado. No terreno não se identificou o autor desta acção e a AGERE irá efectuar uma participação criminal contra terceiros”, pode ler-se.

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

Foto: Paula Lopes no Facebook do grupo Fórum BRACARENSE

No popular grupo “Fórum BRACARENSE”, no Facebook, foram divulgadas imagens que demonstram o estado em que aquele curso de água se apresentava esta quinta-feira.

Segundo o jornal “Correio do Minho“, de Braga, milhares de peixes apareceram mortos, ontem, quarta-feira.

A situação terá sido provocada por um saco de areia deixado numa das caixas de visita da AGERE, em Este S. Mamede, de acordo com informação apurada pela Rádio Universitária do Minho (RUM), que falou com Rui Morais, administrador da empresa municipal, e com Ricardo Rio (ouvir no site da RUM).

 

Notícia atualizada às 21h58 com referência à notícia da RUM.

Anúncio

Braga

Último dia das sanjoaninas de Braga repleto de flores

Anselmo Ralph tem concerto marcado para as 22:00

em

Foto: DR

O último dia das festas de São João de Braga assume um cunho religioso muito vincado. Entre missas e a Soleníssima Procissão de Sãoo João, haverá tempo para aclamar o Santo Percussor e voltar a ver o Rei David e os pastores.

A Associação de Festas de São João de Braga desafia a comunidade a juntar-se à Aclamação das Flores (17:15), prevista parta a tarde de hoje.

A iniciativa, incluída no programa das festas em 2014, voltará a assinalar a passagem do andor de São João Baptista no Largo do Paço, durante a sua transladação da Igreja de São João do Souto para a Sé Primaz, de onde sairá a Soleníssima Procissão de São João Baptista.

De forma a garantir o máximo de envolvimento possível por parte da comunidade, a Associação de Festas desafia a comunidade a trazer flores para o momento da aclamação.

Além do programa religioso, o dia culminará com o concerto de Anselmo Ralph (22:00), seguido de um espetáculo piromusical.

Continuar a ler

Braga

Marcelo no São João de Braga: “Venho recordar os meus tempos de juventude”

Marcelo diz que em dia de S. João questões políticas não interessam

em

O presidente da República afirmou hoje que nos Santos Populares as questões políticas “não são importantes” e, depois de hora e meia para entrar num restaurante, explicou que há muito não vinha a Braga nesta festividade.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à avenida da festa sozinho, antes da hora marcada, assou umas sardinhas e depois de ser reconhecido foi “só” hora e meia para subir os três degraus de acesso à sala onde este ano a sardinha não lhe iria escapar.

Publicado por São João de Braga em Domingo, 23 de junho de 2019

“Este ano tinha falta injustificada. O ano passado faltei justificadamente por razoes de saúde, mas este ano cumpri a promessa e venho recordar os meus tempos de juventude”, disse.

São João de Braga escolhe a melhor fartura

Em 2018 o chefe de Estado sentiu-se mal no final de uma visita ao Bom Jesus de Braga e acabou por não jantar na festa.

Os jornalistas ainda tentaram desviar a atenção do Presidente das sardinhas para a falta de espírito festivo da “geringonça”.

“Sabe que na noite de S. João essas questões são questões que acabam por não serem importantes, são para serem tratadas noutra situação, noutro local”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, desviando novamente a conversa para as sardinhas, enquanto verificava se uma panela de batatas estava já pronta a servir.

“Eu não vinha a Braga no S. João há uns 15 ou 20 anos. Vejo mais gente, mais gente de fora, mas já não vinha há uns 15 ou 20 anos”, disse.

Depois de muito esforço, muitas ‘selfies’, beijinhos e ver sardinhas a passar o Presidente conseguiu chegar à sua mesa.

“Não fora a missa [celebrada amanhã pelas 09.00] seria uma noite interminável”, avisou.

Continuar a ler

Braga

São João de Braga escolhe a melhor fartura

Fartura Ana Sofia

em

A Fartura Ana Sofia, que está em frente ao em frente do Centro Comercial dos Granjinhos, sucede às Farturas Sandra como as melhores do São João de Braga deste ano.

O objetivo deste concurso foi, segundo a organização, promover a criatividade e inovação na confeção de farturas, tão típicas das tradições sanjoaninas bracarenses.

O júri, que participou de uma prova às cegas, foi composto por Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, e Eduarda Lopes, representante da Associação Comercial de Braga.

Além do vencedor, o júri destacou ainda a fartura apresentada pela Farturas Delícia, pela Farturas Goreti e Farturas Vítor Manuel, destacando-as com uma menção honrosa.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares