Um agente florestal do Instituto de Conservação da Natureza e das Floretas (ICNF) morreu, na manhã desta sexta-feira, picado por uma vespa asiática, em Mondim de Basto.
O óbito foi declarado no local, onde a vítima se encontrava a trabalhar, no Alto de Carvalhais, da freguesia de Atei.
O alerta foi dado, cerca das 09:20, por colegas, para o facto de um operacional do Corpo Nacional Agentes Florestais (CNAF) do ICNF, com 68 anos, estar numa situação muito crítica de dispneia.
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, sabendo que se trataria de uma picada de vespa asiática, acionou de imediato a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real para aquele local.
À chegada da Equipa Pré-Hospitalar (EPH) dos Bombeiros de Mondim de Basto e da VMER do INEM oriunda de Vila Real, constatou-se que a vítima já se encontrava em paragem cardiorrespiratória.
O óbito foi verificado no local cerca das 10:15 pelos operacionais da equipa de medicina e de enfermagem da VMER de Vila Real do INEM, tendo sido acionados os Serviços de Ação Social do Município de Mondim de Basto e de Proteção Civil de Mondim de Basto e a GNR de Mondim de Basto e o ICNF, para além de uma equipa de psicólogos do INEM oriunda do Porto.