Afonso Cruz vence prémio literário de 12.500 euros patrocinado pela Câmara de Braga

Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga
Afonso cruz vence prémio literário de 12. 500 euros patrocinado pela câmara de braga
Foto: DR / Arquivo

O escritor Afonso Cruz é o vencedor do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, com o livro “O que a chama iluminou”, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Em comunicado, a APE – que atribui o prémio com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga – lembrou que Fernando Batista, Guilherme d’Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus compuseram o júri da 8.ª edição do galardão.

“Partindo de uma viagem atribulada no Chile o autor reflete sobre a existência humana e sobre os mistérios do cosmos no deserto de Atacama, encarado como uma janela sobre o tempo e a evolução do mundo. Os dramas humanos de um país marcado pela violência levam-nos, porém, à esperança, através da chama que ilumina pelo que somos na nossa singularidade irrepetível”, escreveu o júri na argumentação da atribuição do prémio, que Afonso Cruz recebe pela segunda vez, depois da conquista em 2019 por “Jalan Jalan”.

A esta 8.ª edição da Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga concorreram obras em português e de autores portugueses publicadas no ano de 2024.

O prémio tem um valor monetário associado de 12.500 euros.

Nascido na Figueira da Foz, em 1971, Afonso Cruz é escritor e artista multidisciplinar, nomeadamente ilustrador, fotógrafo e música, e, nos tempos livres, produz cerveja artesanal. Trabalhou ainda como cineasta durante mais de uma década.

Como recordou a APE, na biografia partilhada no anúncio do prémio, em menos de 20 anos de carreira literária Afonso Cruz foi distinguido com galardões nacionais e internacionais, entre os quais Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, Prémio Fernando Namora, prémios SPA para Melhor Livro Infantil e para Melhor Livro de Ficção Narrativa, Prémio Literário Maria Rosa Colaço, Prémio da União Europeia para a Literatura, Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil e Prémio Ibérico Álvaro Magalhães.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hugo soares propõe quatro novos ‘vices’ da bancada do psd

Hugo Soares propõe quatro novos ‘vices’ da bancada do PSD

Próximo Artigo
Concurso para requalificar dois centros de saúde em barcelos por 1,4 milhões ficou deserto

Concurso para requalificar dois centros de saúde em Barcelos por 1,4 milhões ficou deserto

Artigos Relacionados