Seguir o O MINHO

Região

Aeroporto do Porto é um dos cinco melhores da Europa

em

A Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi considerado o melhor aeroporto europeu com capacidade para entre 10 e 15 milhões de passageiros, foi hoje anunciado. O título foi atribuído ontem, em Roma, durante o congresso e assembleia geral dos prémios ACI Europe.

Os “The Best Airport Awards” reconhecem “excelência e feitos extraordinários” por entre as atividades dos diferentes aeroportos europeus. Este ano, os prémios foram dominados pelos aeroportos que conseguiram uma boa recuperação face à pandemia, com o aeroporto português a ganhar lugar de destaque, e também devido à sustentabilidade ambiental.

O júri salientou que o aeroporto do Porto foi “louvado pela impressionante recuperação da pandemia e pelo plano que foca a luta contra as alterações climáticas, planos suportados pelos acionistas e pelo aeroporto em si”.

“Muito dedicado com a comunidade local, o aeroporto implementou diferentes iniciativas, como coletores de chuva, redução no gasto de água e recolha de lixo orgânico.

Para além do aeroporto português, saíram ainda vencedores os aeroportos de La Palma (Espanha) e Torino (Itália), na escala menos de cinco milhões de passageiros. Na escala entre 5 e 10 milhões, foi escolhido o aeroporto de Valência (Espanha). Segue-se Viena (Áustria), na escala 25-40 milhões. O grande vencedor por entre os maiores aeroportos (mais de 50 milhões de passageiros) foi o aeroporto de Roma (Itália).

Este ano, o painel de jurados incluiu representantes da Comissão Europeia, do sistema de controle europeu de tráfego aéreo, do Forum Internacional do Transporte e da ECAC.

EM FOCO

Populares