Adeus, chuva. O verão já está aí à porta e traz sol e muito calor para o Minho

Braga vai chegar aos 34 graus
Praia Fluvial de Adaúfe. Foto: CM Braga

Na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, entramos oficialmente no verão e o tempo começar a mudar. A chuva tem os dias contados. A partir do final da semana já não há previsão de precipitação e as temperaturas máximas devem chegar aos 34 graus Celsius em Braga, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Depois de um período longo de temperaturas relativamente baixas para época do ano, é expectável que a partir de dia 20, precisamente no solstício de verão, se inicie uma subida gradual de temperatura, mais significativa a partir de dia 21 e em particular nos valores máximos, associada a uma mudança do padrão atmosférico”, explica o IPMA em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, “esta semana estaremos sob a influência de uma depressão com expressão em níveis altos que se aproxima de noroeste, à qual está associado tempo instável e nublado, e que será caraterizada por ocorrência de precipitação, temporariamente intensa e acompanhada de trovoadas, em particular nas regiões Norte e Centro”.

No entanto, acrescenta o IPMA, a partir de quinta-feira, “com o afastamento para leste da referida depressão, impor-se-á um anticiclone a nordeste dos Açores, em deslocamento gradual para leste e em crista para o Golfo da Biscaia, que em conjunto com uma depressão sobre o sul da Península Ibérica, induzirá uma corrente leste e consequente transporte gradual de massas de ar seco com características tropicais sobre Portugal continental, e que serão responsáveis pela subida dos valores das temperaturas”.


“É expectável, com um grau de confiança elevado, que as regiões com os valores das temperaturas máximas mais elevados sejam o interior da região Sul, a Beira Baixa e o vale do Tejo, onde os valores deverão variar aproximadamente entre 36 e 38°C a partir de dia 23, existindo ainda incerteza considerável na ordem de grandeza dos correspondestes valores no litoral oeste”, conclui o IPMA.

No Minho as temperaturas subirão gradualmente até acima dos 30ºC na próxima semana.

Em Braga, na quinta-feira, quando se dá o solstício de verão, a máxima prevista é de 24ºC, mas vai subir para 32ºC no domingo e aos 34ºC na segunda-feira. Ou seja, um ‘disparo’ de 10ºC em quatro dias.

As mínimas também deverão, na próxima semana, chegar aos 20ºC, originando as denominadas “noites tropicais”.

Fonte: IPMA
Fonte: IPMA

Em Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser litoral, na quinta-feira, a máxima prevista é de 20ºC mas vai subir até aos 28ºC na terça-feira da próxima semana.

As mínimas vão também subir, chegando aos 16ºC no início da próxima semana.

Fonte: IPMA
Fonte: IPMA

Em zonas mais interiores do Alto Minho, como Ponte de Lima, os termómetros também vão ultrapassar os 34ºC.

Fonte: IPMA
Fonte: IPMA

Em Ponte de Lima, para quinta-feira está prevista uma máxima de 23ºC, mas que subirá gradualmente até aos 34ºC no início da próxima semana.

Já as mínimas chegarão aos 19ºC.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Portugal estreia-se hoje no Euro2024

Próximo Artigo

Governo quer avaliar legislação sobre discurso de ódio

Artigos Relacionados
x