Seguir o O MINHO

Futebol

Adeptos do adversário do Braga foram de bicicleta para o estádio

É assim em Berlim

em

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Centenas de adeptos do Union de Berlin, adversário do Braga esta quinta-feira, vão de bicicleta para o jogo. À porta do estádio An der Alten Försterei, situado num subúrbio habitacional na zona oriental da cidade, as bicicletas amontoam-se em estacionamentos dedicados ou até presas a grades e árvores.

De centro da cidade para o estádio do Union de Berlin são cerca de 15 quilómetros e, ao fim da tarde, a viagem pode demorar cerca de 45 minutos de carro. Apesar da rede de transportes públicos eficiente em Berlim, nomeadamente a ferrovia, são muitos os que optam por ir para o estádio de bicicleta.

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

A utilização deste modo suave de mobilidade é comum na capital alemã, sendo que a cidade com 3,6 milhões de habitantes conta com cerca de mil quilómetros de ciclovias. A rede de ciclovias cresceu durante a pandemia, com a criação de ciclovias temporárias – quando as pessoas evitavam os transportes públicos – e que, entretanto se tornaram definitivas.

O SC Braga perdeu hoje com o Union Berlim, por 1-0, com um golo de grande penalidade muito contestada pelos minhotos, e já não depende de si para seguir em frente na Liga Europa de futebol.

Populares