Arquivo

Adepto da Fiorentina que empurrou polícia em Braga condenado

Dez meses com pena suspensa
Adepto da fiorentina que empurrou polícia em braga condenado
Adeptos da Fiorentina quando após serem ouvidos em tribunal e libertados, em 17 de fevereiro de 2023. Foto: Ivo Borges / O MINHO

O Tribunal Criminal de Braga condenou, na segunda-feira, a dez meses de prisão, suspensos por dois anos, um dos cinco jovens cidadãos italianos, adeptos do clube de futebol de Florença, a Fiorentina, julgados pela prática de desacatos praticados em 16 de fevereiro de 2023, antes do jogo com o SC Braga para a Liga Europa.

O juiz deu como provado que Lorenzo Giuseppe Maina deu um empurrão ao agente da PSP Marcelo Fernandes, projetando-o para uma das paredes da rua de S. Martinho. Ato que causou mal estar e dores ao agente policial. E proibiu-o, ainda, de frequentar estádios de futebol por dois anos, tendo de se apresentar na esquadra policial mais próxima do estádio, se vier, de futuro, a Portugal acompanhar a Fiorentina.

Os restantes quatro adeptos (tiffosi na língua italiana), com os nomes de Simone, Niccolo, Graziani, e Claudio, estavam acusados de terem arremessado pedras, garrafas, tochas e outros objetos para cima de seis agentes da Unidade Especial de Polícia, mas o juiz não considerou que foram eles, especificamente, a atirar as pedras, dado que se integravam num grupo maior. Pelo que os absolveu.

Polícia empurrado contra a parede

No dia dos factos, um numeroso grupo de italianos descia aquela artéria, rumo ao estádio municipal, acompanhado pela PSP. O Lorenzo terá, então, empurrado o polícia, o que levou à sua imobilização e detenção, mas esta não foi bem aceite pelos restantes adeptos que arremessaram aqueles objetos, tendo causado ferimentos ligeiros em dois agentes.

A polícia respondeu com bastões e ‘bagos’ de borracha, que atingiram alguns jovens italianos e obrigaram a tratamento hospitalar.

Em julgamento, os cinco arguidos foram ouvidos a partir do Tribunal de Florença por vídeo conferência tendo negado, total ou parcialmente, os factos de que eram acusados.E falaram em excesso de força da PSP. O que esta nega, dizendo que foi usada a necessária para conter os ‘tiffosi’.

O juiz ouviu, ainda, os seis agentes da PSP que presenciaram os acontecimentos e detiveram os jovens.

Na altura, a polícia deteve seis ‘tiffosi’ e levou-os ao Tribunal de Guimarães, onde acabaram por ser soltos, tendo regressado ao país. Um deles foi ilibado por não se ter provado que participou na rixa.

O jogo entre o SC Braga e a Fiorentina, a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, foi ganho pelos italianos por 4-0.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Psp regista descida da criminalidade no distrito de braga em 2024

PSP regista descida da criminalidade no distrito de Braga em 2024

Próximo Artigo
Prisão preventiva para suspeito de roubar camião e abalroar carro da gnr e ambulância em fuga na a3

Prisão preventiva para suspeito de roubar camião e abalroar carro da GNR e ambulância em fuga na A3

Artigos Relacionados