Adega de Monção prevê investir 400 mil euros na reestruturação da vinha

Adega de monção prevê investir 400 mil euros na reestruturação da vinha

A adega de Monção apresentou uma candidatura ao Regime de Apoio à Reestruturação de Vinhas (VITIS), que prevê um investimento de 400 mil euros, em 2018, numa área superior a 33 hectares, anunciou hoje aquela cooperativa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a adega de Monção, com 1.600 associados da sub-região Monção e Melgaço, anunciou o arranque da plantação de vinhas de diferentes castas numa área total de mais de 20 hectares, sendo que a replantação das castas Trajadura e Tinta tem como objetivo um aumento de produtividade das vinhas.

“Este programa de reestruturação das vinhas é fundamental para a renovação da paisagem vitícola da região e para o aumento do rendimento dos viticultores”, sublinhou o presidente da adega cooperativa regional de Monção, Armando Fontainhas, citado naquela nota.

O responsável adiantou que o VITIS “é essencial para a renovação e melhoria da qualidade dos vinhos produzidos na região, cujo reconhecimento no mercado obriga a elevar cada vez mais os padrões de exigência do cultivo e produção”.

Segundo números anteriormente fornecido pela adega, fundada em 1958, “são produzidas, por ano, em 1.237 hectares, cerca de oito milhões de quilos de uvas, das quais 60% pertencem à casta Alvarinho”.

A adega de Monção, situada em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na sub-região de Monção e Melgaço, à qual foi reconhecido o uso exclusivo da designação de “Vinho Verde Alvarinho”, exporta para a Europa, África, América do Norte e do Sul.

A instituição integra a rede de Pequenas e Médias Empresas (PME) inovadoras da COTEC, resultado da aposta nas tecnologias modernas empregues na vinificação”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pais de alunos de escola de braga criticam atraso na requalificação do edifício

Pais de alunos de escola de Braga criticam atraso na requalificação do edifício

Próximo Artigo
Academia contemporânea do espetáculo de famalicão beneficia de obras de melhoramento

Academia Contemporânea do Espetáculo de Famalicão beneficia de obras de melhoramento

Artigos Relacionados