Declarações após o jogo Vitória SC–FC Porto (0–1), da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, disputado hoje, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães:
– Álvaro Pacheco (treinador do Vitória SC): “Foi um jogo muito equilibrado. Os primeiros 90 minutos foram decididos por pormenores e o jogo caiu para o adversário. Tivemos uma prestação sempre dentro do jogo. Faltou–nos ser mais acutilantes no último terço para chegarmos ao golo. Estamos claramente dentro da eliminatória. Temos a esperança de chegar à final no próximo jogo. Foi um jogo muito tático.
Defensivamente, até estivemos bem. Fomos capazes de nos adaptar às mudanças que o FC Porto fez. As oportunidades do FC Porto surgem em transição. Com bola, temos de ser mais serenos e audazes para criar espaços e quebrar a pressão. Vamos discutir a segunda mão nos 90 minutos. Ainda acredito que vamos à final. Mas, para chegar à final, temos de fazer golos. E temos de criar oportunidades.
Houve mérito do FC Porto em reduzir os espaços. Quando tivemos tempo para pensar, não fomos capazes de pensar da forma mais correta. A entrada do Kaio [César] ajudou-nos a melhorar no ataque. É um jogador rápido, ofensivo, capaz de aproveitar os espaços na segunda parte, porque os espaços estavam lá.
Começou a haver muita paragem [na fase final do encontro]. Estávamos com boas sensações, sentíamo-nos por cima do jogo, mas não tivemos o ritmo que pretendíamos para criar oportunidades. Queríamos dois alas mais frescos para mantermos a agressividade com bola [na saída do ponta de lança para a entrada do médio Nuno Santos]. Faltou-nos fluidez para chegar ao empate”.
– Sérgio Conceição (treinador do FC Porto): “É um resultado positivo da nossa equipa, num jogo competitivo, com boa agressividade, com as equipas a quererem muito ganhar vantagem, para ficarem mais confortáveis para o jogo da segunda mão. Sabíamos das dificuldades. Não demos ao Vitória o que gosta: explora muito bem a profundidade e a largura. Fomos equilibrados.
Faltou-nos descobrir alguns espaços quando segurávamos a linha de cinco defesas do Vitória com os alas bem profundos. Em alguns momentos da segunda parte, faltou-nos agressividade. Foi uma vitória justa, penso que curta para o que fizemos. Tivemos ocasiões em que o Bruno Varela faz excelentes intervenções, com mérito do guarda-redes.
A Taça de Portugal é um objetivo. Espera-nos um jogo extremamente difícil. O Álvaro Pacheco veio-me dizer no fim que ainda não passei. Temos mais 90 minutos. Estamos no intervalo de uma eliminatória extremamente difícil. Temos de perceber que pontos fortes o Vitória tem e o que podemos provocar à equipa do Vitória [na segunda mão] para estarmos presentes no Jamor.
Tenho um grupo humilde, capaz de aceitar a nossa mensagem, a nossa exigência e o nosso rigor. Por vezes, as coisas não saem por mérito do adversário e demérito nosso.
[A ausência de Taremi] É uma opção. Ele tem contrato até junho. Até junho, é jogador do FC Porto, e eu conto com ele, como contei com todos os jogadores que treinei nos últimos sete anos. É um jogador de extrema qualidade, que nos pode ajudar.No último homem que defende a bola com a mão, penso que é cartão vermelho [para Borevkovic, jogador do Vitória de Guimarães], mas tenho de ver as imagens televisivas”.