Seguir o O MINHO

Barcelos

Acidente com rebarbadora faz um ferido grave no centro de Barcelos

Acidente de trabalho

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem, de 47 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um acidente doméstico, ao final da manhã desta quarta-feira, na cidade de Barcelos, disse a O MINHO fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro.


Ao que apurámos, o homem procedia a trabalhos de bricolage numa residência situada na avenida Visconde Leiria, no centro da cidade de Barcelos.

O alerta foi dado às 11:23 via Centro de Orientação de Doentes Urgentes.

No local estiveram os Bombeiros de Barcelos e a VMER. A vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

Ao que apurámos, terá sofrido amputação de um membro.

A PSP registou a ocorrência.

(Notícia atualizada às 13h50)

Anúncio

Barcelos

Carro entra em despiste e cai em campo na estrada entre Famalicão e Barcelos

Acidente

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Uma jovem de 18 anos ficou ferida na sequência de um despiste de automóvel, ao início da tarde desta segunda-feira, na Estrada Nacional 204, que liga Barcelos e Famalicão, na zona de Silveiros.

Em circunstâncias por apurar, o carro entrou em despiste e acabou por cair a um campo face à estrada.

A condutora foi transportada para o Hospital de Famalicão.

O alerta foi dado às 14:08.

Os Bombeiros Voluntários de Viatodos prestaram socorro com sete operacionais apoiados por três viaturas.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Plano de integração da comunidade cigana em Barcelos renovado com fundos comunitários

Alto Comissariado para as Migrações

em

Foto: DR / Arquivo

Os fundos comunitários vão cofinanciar a implementação de mais seis planos locais de integração das comunidades ciganas (PLICC), e permitir a continuidade e acompanhamento dos 12 já existentes, um dos quais em Barcelos, adiantou hoje o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Em comunicado, o ACM adiantou que foi aprovada a candidatura do ACM ao Programa da União Europeia de Direitos, Igualdade e Cidadania para uma segunda edição do PLICC.

“A nova edição do projeto (PLICC2), que será implementada em breve e terá a duração de 24 meses, prevê o acompanhamento dos 12 Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas concebidos na primeira fase e a criação de seis novos Planos Locais, a implementar por municípios portugueses que serão selecionados posteriormente”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

O ACM define como prioridade da segunda edição do PLICC o acompanhamento dos 12 planos já existentes, com a criação e fortalecimentos de plataformas e grupos de trabalho locais, e “o envolvimento de novos municípios para a elaboração de Planos Locais, tendo por base a metodologia já testada”.

O comunicado refere que a candidatura aprovada teve por base a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022.

“A primeira edição do projeto foi executada entre junho de 2018 e julho de 2019, tendo a criação de 12 Planos Locais (dois intermunicipais), decorrido entre novembro de 2018 e abril de 2019, com o envolvimento de 14 municípios, que abrangem as cinco regiões de Portugal Continental: Albufeira, Almada, Barcelos, Borba, Castelo Branco, Estremoz, Évora, Figueira da Foz, Matosinhos, Moura, Mourão, Oeiras, Porto e Tomar. Os dois Planos intermunicipais foram concebidos por Borba e Estremoz, e por Moura e Mourão”, recorda o ACM.

O organismo refere ainda que o Guia para a Conceção de Planos Locais para a Integração de Comunidades Ciganas foi um dos resultados da primeira edição do PLICC.

Continuar a ler

Barcelos

“Livros na Rua” em Barcelos para estimular leitura e comércio local

Cultura

em

Foto: Turismo Porto e Norte

A Câmara de Barcelos promove, entre 18 de julho e 02 de agosto, a iniciativa “Livros na Rua”, no Campo 5 de Outubro, para estimular a leitura, mercado livreiro e o tecido produtivo e comércio local, anunciou hoje.

No Campo 5 de Outubro (jardim velho) serão instalados dois stands para acolher quatro livrarias (Livraria Cecílio, ETC Livraria, Livraria Ler é Saber e Livraria Liz), referiu, em comunicado.

O “Livros na Rua” funcionará todos os dias das 17:00 às 22:00 e terá como principal fim a venda de livros com descontos, sublinhou.

Continuar a ler

Populares