Declarações após o jogo O Elvas – Vitória SC (2-1), dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, disputado hoje no Campo Domingos Carrilho “Patalino”, em Elvas:
– Daniel Sousa (treinador do Vitória SC): “Em primeiro lugar, queria fazer um pedido de desculpas aos adeptos do Vitória, que se deslocaram em massa mais uma vez e agradecer-lhes o apoio.
Relativamente ao jogo, marcámos cedo, estávamos com o controlo de jogo.
Já sabemos o que é que o Elvas poderia fazer: contra-ataques e um jogo mais direto em que esse jogo é sempre mais difícil.
Acaba por ser sempre um jogo dividido e qualquer ressalto que possam ganhar podem acelerar o jogo e nós sabíamos disso perfeitamente e acabam por marcar um dos golos assim.
O outro acaba por ser também de uma bola longa, no caso de um lançamento lateral.
Estavam identificados, sabíamos de que era uma das forças deles. Tínhamos que ter evitado o máximo todo o tipo de situações que nos levassem a essas bolas, mas não conseguimos.
A segunda parte, não entrámos bem. Acho que temos que rever o que é que aconteceu porque entramos um bocadinho displicentes na segunda parte.
Na primeira parte não estamos a conseguir encontrar espaços sempre que queríamos. No cômputo geral, temos que fazer muito mais.
O adversário estava com um bloco bastante baixo e é sempre mais difícil encontrar os espaços para criar situações de finalização.
Conseguimos marcar cedo e, depois, ficámos tranquilos com algum controlo da bola e acabámos por sofrer alguns contra-ataques, mesmo já com a vantagem.
Devíamos ter continuado a procurar e, mesmo assim ter criado mais situações de finalização da primeira parte.
A equipa vai dar resposta seguramente já na no próximo jogo do campeonato. Obviamente que queríamos alimentar o sonho de seguir na Taça e isto tem o peso que tem que ter e temos que o encarar, enfrentar e assumir esta responsabilidade”.
– Pedro Hipólito (treinador do Elvas): “Um golo no primeiro minuto. Uma demonstração de uma equipa que consegue manter a estabilidade emocional, que não perde a organização contra uma grande equipa, que está a fazer uma grande época.
Conseguiu manter esses níveis de concentração e agressividade e, depois, na segunda parte, levámos o jogo para onde queríamos, criámos muitos problemas ao Vitória, tivemos as melhores oportunidades.
Pelo jogo, pelo dia, por tudo o que fizemos, pelos Elvenses, por Elvas, é mais do que merecida esta vitória.
Tudo aquilo que queríamos ter feito na primeira parte, fizemos na segunda. É normal que os nossos rapazes, com um momento tão especial, o estádio cheio com uma equipa de I Liga que tem muita qualidade, a espaços, não tivessem a tranquilidade necessária para tomar a melhor decisão.
A partir do momento em que tiveram essa tranquilidade necessária, foram o que têm sido sempre.
Quem os acompanha há mais de um ano, e eu felizmente tenho esse privilégio, sabe que eles são capazes disto, porque têm feito isto constantemente.
Sabendo que eles deixam muito espaço por vezes e deixam os centrais dois contra dois, nós tentámos explorar isso e, com a qualidade dos nossos avançados e com a velocidade, tentámos fazer, criar e marcar as nossas oportunidades.
Hoje é festejar, descansar amanhã e terça-feira cá estaremos porque Os Marialvas tem uma excelente equipa e vai-nos criar muitos problemas.
O Jamor e o caminho para o Jamor e, neste caso, o Tirsense têm tempo. Vamos com calma”.