Seguir o O MINHO

Região

ACES Gerês/Cabreira com “casa aberta” para maiores de 20 anos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / ACES Gerês-Cabreira / Arquivo

O ACES Gerês/Cabreira, que engloba os concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, disponibiliza a modalidade “Casa Aberta” para maiores de 20 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Recorde-se que, esta segunda-feira, a ‘task force’ abriu a vacinação em regime de “casa aberta” – ou seja, sem agendamento – para os maiores de 25 com um novo sistema de senhas digitais.

Em comunicado, o ACES Gerês/Cabreira explica como os maiores de 20 anos devem fazer para beneficiar da modalidade “casa aberta”.

Antecipadamente consultar no portal da afluência se o centro de vacinação pretendido, obrigatoriamente localizado no seu concelho de residência, tem o semáforo verde (com um período de espera não superior a 30 minutos); de seguida, solicitar a senha digital no portal específico ou dirigir-se ao Centro de Vacinação da área de residência.

A toma da segunda dose será sempre no mesmo local da primeira dose.

Os horários de funcionamento da “casa aberta” podem ser consultados aqui.

A ‘task force’ relembra ainda que o auto agendamento está disponível para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos.

A modalidade de auto agendamento permite agendar a primeira dose da vacina contra a covid-19, podendo o utente escolher o local o dia da inoculação da vacina.

O portal do auto agendamento encontra-se disponível aqui.

O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose, foi atingido na passada sexta-feira, antes da data inicialmente prevista.

Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo, segundo os últimos dados das autoridades de saúde.

Aludindo apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa.

EM FOCO

Populares