Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Acenderam-se as Feiras Novas de Ponte de Lima

FOTOGALERIA

em

Foto: O MINHO

Centenas de concertinas e largos milhares de pessoas deram, esta quarta-feira às noite, o pontapé de saída para mais umas Feiras Novas, festas do concelho de Ponte de Lima, no dia que passou a ser de abertura oficial da iluminação, o que aconteceu após um espetáculo de luz e som na ponte medieval.

Passeio 25 de Abril. Foto: O MINHO

Rodas de Vira. Foto: O MINHO

Passeio 25 de Abril. Foto: O MINHO

Churros e farturas. Foto: O MINHO

Arco principal. Foto: O MINHO

Ponte medieval. Foto: O MINHO

Ponte e Igreja de Santo António. Foto: O MINHO

Concertinas. Foto: O MINHO

Concertinas. Foto: O MINHO

Largo de Camões. Foto: O MINHO

Arco principal. Foto: O MINHO

Matilde. Foto: O MINHO

Rua Cardeal Saraiva. Foto: O MINHO

Igreja Matriz. Foto: O MINHO

Rua Cardeal Saraiva. Foto: O MINHO

Rua de Souto. Foto: O MINHO

Rua de Souto. Foto: O MINHO

Rua da Abadia. Foto: O MINHO

T-shirt 2019. Foto: O MINHO

Paços do Concelho. Foto: O MINHO

Avenida António Feijó. Foto: O MINHO

Rua Inácio Perestrelo. Foto: O MINHO

Rua Cândido da Cruz. Foto: O MINHO

Largo António Magalhães. Foto: O MINHO

Largo António Magalhães. Foto: O MINHO

Rua de Souto. Foto: O MINHO

Largo da Matriz. Foto: O MINHO

Largo de S. José. Foto: O MINHO

Rua Inácio Perestrelo. Foto: O MINHO

Largo de S. José. Foto: O MINHO

Rua Beato Francisco Pacheco. Foto: O MINHO

Largo de Camões. Foto: O MINHO

Rua do Rosário. Foto: O MINHO

T-shirt 2019. Foto: O MINHO

Largo de São João. Foto: O MINHO

Largo de São João. Foto: O MINHO

Largo de São João. Foto: O MINHO

Capela das Pereiras. Foto: O MINHO

As Feiras Novas prolongam-se até segunda-feira, dia 09 de setembro. De acordo com a organização, são esperadas 500 mil pessoas naquela que se auto-intitula como vila mais antiga de Portugal.

Anúncio

Ponte de Lima

Ponte de Lima combate efeito de estufa com novo carregador de veículos elétricos

Descarbonização

em

Foto: DR / Arquivo

Considerando que é uma das medidas essenciais para atingir os objetivos de redução da emissão dos gases com efeito de estufa e descarbonização do centro urbano, a Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou por maioria, na reunião de 07 de outubro, disponibilizar um lugar de estacionamento, na Calçada dos Quarteis, a título gratuito para a instalação de um posto de carregamento de veículos elétricos, com a possibilidade de carregamentos rápidos ou semirrápidos.

A proposta apresentada pela vice-presidente da Câmara Municipal, Mecia Martins, visa dar resposta aos utilizadores de veículos elétricos, sem custos adicionais para o Município de Ponte de Lima.

De acordo com a mesma proposta, o posto de carregamento vai ser instalado em área do domínio público, titulado pela Câmara Municipal que atribuirá licença ao operador privado, ficando este responsável pelas obras de instalação, exploração e manutenção do equipamento.

A presente proposta com a durabilidade de um período de dois anos, será renovada uma única vez por igual período de forma automática, desde que o equipamento se mantenha em funcionamento.

No caso de o proponente deixar de manter o equipamento em funcionamento, a autorização caducará devendo cessar a utilização do espaço cedido a título gratuito, no prazo a estabelecer para o efeito.

No final do prazo autorizado para a utilização do espaço, a autorização caducará, devendo devolver o espaço livre de pessoas e bens, repondo-o nas condições em que se encontrava antes da sua utilização.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima: 650 mil euros para eliminar plantas invasoras no rio Lima

Espécies exóticas

em

Rio Lima. Foto: Divulgação / Miguel Costa

A Câmara de Ponte de Lima vai investir, em 2020, 650 mil euros na erradicação de espécies exóticas invasoras no rio Lima, para “potenciar” o turismo e os desportos náuticos, divulgou esta terça-feira o presidente Victor Mendes.

Em declarações à agência Lusa, o autarca do CDS-PP explicou que, daquele montante, 450 mil euros são financiados por fundos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo o valor restante suportado pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

“Os trabalhos de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras começam em 2020. É uma necessidade urgente avançar com a limpeza do rio Lima quer de invasoras aquáticas, permitindo a aposta no turismo e desportos náuticos, quer de invasoras nas margens e em ilhas no leito do rio, permitindo a melhoria no escoamento das águas, evitando fenómenos de erosão em vários troços do Lima”, explicou Victor Mendes.

Em comunicado, o município explicou que o investimento resulta de uma candidatura apresentada, em agosto, e já aprovada, “com o objetivo geral da restauração ecológica dos espaços alvo da intervenção proposta e da criação de condições para a instalação/recuperação das comunidades autóctones”.

A candidatura vai permitir “a continuidade e consolidação dos trabalhos desenvolvidos no rio Lima, classificado como Sítio de Importância Comunitária (SIC), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, para controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras terrestres, e, por outro lado, ampliar a área de atuação dos trabalhos anteriormente referidos à totalidade da extensão do SIC Rio Lima, inserida nos limites administrativos do concelho de Ponte de Lima”.

Segundo a autarquia, a “nova candidatura, vai permitir a realização de importantes ações de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, nomeadamente ‘Myriophyllum aquaticum’ e ‘Egeria densa’, no rio Lima”.

“As ações irão ainda permitir avaliar a eficácia dos métodos aplicados e do impacto real ou potencial sobre espécies e ‘habitats’, bem como definir as condições para a realização de ações de controlo de continuidade e criar/adotar soluções inovadoras de monitorização de espécies exóticas invasoras com vista à prevenção e deteção precoce de focos de dispersão destas espécies no SIC Rio Lima”, sustenta a nota.

A candidatura “integra, também, a realização de atividades sensibilização dos diversos públicos-alvo e divulgação da problemática das espécies exóticas invasoras”.

O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Desabamento de estrutura faz um ferido grave em Ponte de Lima

Em Calvelo

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem, com cerca de 50 anos, sofreu ferimentos graves durante a tarde desta segunda-feira na sequência do desabamento de uma estrutura que estava a ser montada numa vacaria, em Calvelo, Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima sofreu lesões ao nível do tórax, sendo assistido e imobilizado no local pela equipa médica da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima, que efetuou o transporte direto do homem para o Hospital de Braga.

Outros dois jovens, de 23 e 26 anos, sofreram ferimentos considerados ligeiros na sequência da queda que estava a ser instalada durante esta tarde. Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram os dois feridos leves para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR registou a ocorrência que teve alerta pelas 15:24, para a Rua de Vilela, freguesia de Calvelo, concelho de Ponte de Lima. A Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Viana também prestou auxílio médico na ocorrência.

Continuar a ler

Populares