Seguir o O MINHO

Braga

Abertura do São João de Braga à mercê da chuva (tanto pode ser na rua como no Altice)

Conheça o programa da véspera do feriado

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A abertura oficial das Festas de São João, prevista para amanhã de manhã, em Braga, está condicionada por causa das condições meteorológicas instáveis, não se sabendo, ainda, em que local se vão realizar.

Em comunicado, a Associação de Festas de São João de Braga informa que a cerimónia de abertura, prevista para a Praça Municipal, poderá decorrer no Altice Forum, a partir das 10:00, caso chova durante esse período.

Para a cerimónia está previsto o cortejo da “mordomia”, que reúne os diversos grupos de animação. Caso ocorra na rua, irá desembocar na praça, diante do edifício da Câmara, com a presença de entidades civis, eclesiásticas e militares da cidade.

Apesar das festas já se terem iniciado alguns dias antes, acontece aqui a abertura oficial dos festejos, momento que sublinha o seu cariz municipal, pode ler-se no programa divulgado pela associação de festas.

“Este solene momento, que tem vindo a ser engrandecido e valorizado, inicia-se com os hinos de Braga e do São João, devidamente interpretados por um largo conjunto de filarmónicas e pelo Orfeão de Braga e Coro Académico da Universidade do Minho. Segue-se a largada de um balão gigante, girândolas de foguetes e repiques festivos nos sinos das igrejas da cidade”, acrescenta a associação.

Durante a manhã, estão ainda previstas a atuação de bandas filarmónicas, na Avenida Central, e a “rodopiada” dos Gigantones e Cabeçudos, na Praça da República (em frente à Arcada). No mesmo local, ao início da tarde, há uma homenagem ao Mestre Veiga e a continuidade da atuação dos Gigantones e Cabeçudos.

Na Rua do Castelo, há desfile e atuação de bombos, seguido de um concerto de sinos nas igrejas da Sé, Santa Cruz e São Vicente.

À noite, a partir das 22:00, está previsto o cortejo das rusgas, no Campo das Hortas (junto à Porta Nova).

À 01:00 do dia 24, há fogo de artificio lançado a partir do Monte Picoto.

Populares