“Abdiquei das Feiras Novas para estar aqui”, diz campeão do mundo de Ponte de Lima

João Sousa
Francisco Batista e João Sousa. Foto: FP Canoagem

Os canoístas juniores João Sousa, de Ponte de Lima, e Francisco Batista, consideraram hoje que juntar o título mundial de K2 na Croácia ao europeu garantido há dois meses na Polónia só se consegue com base no trabalho.

Em Metkovic, João Sousa e Francisco Batista concluíram os 22,6 quilómetros do percurso em 01:29.06, superando os britânicos Joseph Enoch e William Short, prata, por 29 segundos, e os espanhóis Ruben Castilla e Arturo Aguilar, bronze, por 46.

“Só se consegue mesmo com muito trabalho. Temos de abdicar de bastantes coisas. Por exemplo, abdiquei das Ferias Novas, a festa da minha terrinha natal (Ponte de Lima), para chegar aqui na melhor forma possível. É querer muito e sonhar bastante com um objetivo e depois ir atrás dele”, vincou.

João Sousa revelou que o seu “bichinho” pela maratona cresceu quando, em criança, viu José Ramalho, que no sábado se sagrou vice-campeão do Mundo em K1, ser campeão da Europa, na prova que decorreu em Ponte de Lima.

“Sim, gostava de ser como ele”, sorriu, referindo-se ao agora amigo que tem três pratas e outros tantos bronzes mundiais em K1, bem como sete títulos europeus.

A dupla vai subir agora ao escalão sub-23, aumentando o nível de exigência, contudo estão determinados a “repetir os êxitos”.

“Também alguma sorte”

“A única forma de conseguir este feito é ter muito trabalho. Também alguma sorte, mas é trabalho e cabeça na prova. Sempre a mente fria, ter uma boa estratégia e também ter ‘braços’, daí o trabalho”, disse à Lusa Francisco Batista, do CN Amora.

“Comecei a época a desejar ter uma medalha internacional e após o título europeu coloquei como objetivo o mundial. Somar títulos é sempre bom e ninguém diz que tem demasiadas medalhas…”, rematou Francisco Batista. 

Esta foi a quarta medalha de Portugal nos mundiais de maratonas, depois do ouro da também júnior Maria Luísa Gomes em K1, da prata de José Ramalho em K1 e do bronze de Rui Lacerda em C1.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x