Seguir o O MINHO

Desporto

AAUMinho é candidata à organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol 2021

Guimarães é o palco escolhido

em

Fotos: DR

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) é candidata à organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, em 2021, que deverá ter como palco a cidade de Guimarães, informação avançada pelo presidente da Associação Académica, Nuno Reis, que a considerou “uma oportunidade” para potenciar o desenvolvimento de sinergias entre o desporto universitário e o desporto federado.

Trata-se de um evento de grande importância para a Associação Académica e para a Universidade do Minho (UMinho), uma vez que o voleibol é uma modalidade com forte implementação na Academia, nomeadamente através da relação com as equipas do Sporting Clube de Braga, na vertente feminina, e com o Vitória Sport Clube, na vertente masculina. A sua organização visa ainda potenciar o desenvolvimento do desporto universitário nacional, bem como a valorização da modalidade no contexto regional.

A atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários para 2021 está prevista para março deste ano.

O evento desportivo internacional será organizado pela AAUMinho, com o apoio da UMinho através dos Serviços de Acção Social (SASUM), do Município de Guimarães e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), isto caso se venha a confirmar a eleição da candidatura pela European University Sports Association (EUSA).

A AAUMinho diz estarem garantidas todas as condições organizativas, afirmando o seu presidente ser “reconhecida a qualidade das instalações desportivas, bem como das unidades alimentares e complexos residenciais afetos à UMinho”.

Também o Município de Guimarães se mostrou muito satisfeito por se associar a esta candidatura. O Presidente Domingos Bragança afirmou aguardar “com expectativa, que esta competição possa ser atribuída à AAUMinho e à cidade de Guimarães”.

Ao longo da sua história, a UMinho e a sua Associação Académica têm vindo a receber dezenas de organizações nacionais e internacionais. Paralelamente, as duas instituições partilharam os títulos de Melhor Universidade Europeia (2013) e de Universidade Mais Ativa da Europa em Desporto Universitário (2017).

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

SC Braga

Morreu antigo jogador do Braga Fernando Palmeira

Aos 76 anos

em

Foto: DR / Arquivo

O antigo jogador de futebol e treinador do SC Braga Fernando Palmeira morreu hoje, aos 76 anos, confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.

Natural de Braga, Palmeira jogou no SC Braga nas décadas de 60 e 70 do século passado, tendo tido ainda uma fugaz passagem pelo Benfica.

Fernando Palmeira foi ainda treinador dos ‘arsenalistas na década de 80, tendo depois enveredado pelo ensino.

Continuar a ler

Vitória SC

Trio de candidatos às eleições do Vitória formaliza listas

Candidaturas foram entregues no Estádio D. Afonso Henriques

em

Foto: DR/Arquivo

Os três candidatos à presidência do Vitória SC, Daniel Rodrigues, Miguel Pinto Lisboa e António Miguel Cardoso, formalizaram hoje as listas que vão concorrer às eleições de 20 de julho.

As candidaturas, subscritas por 300 sócios efetivos, no mínimo, foram entregues no Estádio D. Afonso Henriques ao ainda presidente da Mesa da Assembleia Geral, Isidro Lobo, que vai ter de as validar até terça-feira.

Daniel Rodrigues, líder do movimento ‘Um Vitória à Vitória’, foi o primeiro a entregar a lista e salientou que a sua lista, assinada por cerca de 1.500 sócios, do concelho de Guimarães e de concelhos limítrofes, tem um cariz “universal” e é uma amostra da “vitalidade” do clube.

“Agradeço a todos os sócios que, nos cafés e nos locais de trabalho, assinaram esta lista. É um número que mostra bem a vitalidade do clube e a abrangência da candidatura”, disse o candidato, acompanhado de vários dos elementos da sua equipa.

Miguel Pinto Lisboa formalizou a sua lista de seguida, com cerca de 900 assinaturas de sócios, e assumiu que a sua candidatura à presidência visa “unir os vitorianos” em torno de um projeto “responsável” para tornar o clube “maior”.

“Eu só me candidataria ao Vitória de forma responsável, com uma equipa forte que pudesse ajudar o Vitória em todas as vertentes do negócio [do futebol]. Só quando reuni todos os elementos necessários, é que transmitimos aos sócios que a nossa equipa iria avançar”, disse o líder do movimento ‘Todos Vitória’, acompanhado do candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Antunes.

Já António Miguel Cardoso, rosto do movimento ‘Por ti, Vitória’, justificou a candidatura às eleições com o “momento importante” que o clube vive e com a “paixão e a competência” da sua equipa e com as ideias que pretende implementar no clube, apesar de não se ter alongado sobre o programa.

“As ideias já vêm de trás de há muitos anos. As chaveS-mestras do programa sabemos quais são. Este é um momento de grande responsabilidade. Estamos cá para ajudar o Vitória a crescer”, afirmou o candidato, ao lado de vários elementos da sua lista.

O Vitória SC vai ter, pela segunda vez na história, um ato eleitoral com mais de dois candidatos, depois de, em 2007, Emílio Macedo da Silva ter superado, nas urnas, Manuel Rodrigues e André Pereira, agora um dos candidatos à vice-presidência, na lista de António Miguel Cardoso.

As eleições vão decorrer após a direção liderada por Júlio Mendes, presidente do clube desde 2012, ter anunciado a demissão em 27 de maio.

Continuar a ler

SC Braga

Braga empresta Ryller ao Red Bull Bragantino

Jogador de 25 anos

em

Foto: Divulgação/SC Braga

O médio brasileiro Ricardo Ryller vai ser emprestado em 2019/2020 ao Red Bull Bragantino, da ‘Serie B’ do futebol ‘canarinho’, revelou hoje o SC Braga.

Ryller, de 25 anos, completou um total de 18 jogos na época passada, depois de, em 2017/18, na primeira temporada nos ‘arsenalistas’, ter jogado sobretudo na equipa B dos minhotos.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares