Seguir o O MINHO

Desporto

AAUMinho é candidata à organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol 2021

Guimarães é o palco escolhido

em

Fotos: DR

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) é candidata à organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, em 2021, que deverá ter como palco a cidade de Guimarães, informação avançada pelo presidente da Associação Académica, Nuno Reis, que a considerou “uma oportunidade” para potenciar o desenvolvimento de sinergias entre o desporto universitário e o desporto federado.

Trata-se de um evento de grande importância para a Associação Académica e para a Universidade do Minho (UMinho), uma vez que o voleibol é uma modalidade com forte implementação na Academia, nomeadamente através da relação com as equipas do Sporting Clube de Braga, na vertente feminina, e com o Vitória Sport Clube, na vertente masculina. A sua organização visa ainda potenciar o desenvolvimento do desporto universitário nacional, bem como a valorização da modalidade no contexto regional.

A atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários para 2021 está prevista para março deste ano.

O evento desportivo internacional será organizado pela AAUMinho, com o apoio da UMinho através dos Serviços de Acção Social (SASUM), do Município de Guimarães e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), isto caso se venha a confirmar a eleição da candidatura pela European University Sports Association (EUSA).

A AAUMinho diz estarem garantidas todas as condições organizativas, afirmando o seu presidente ser “reconhecida a qualidade das instalações desportivas, bem como das unidades alimentares e complexos residenciais afetos à UMinho”.

Também o Município de Guimarães se mostrou muito satisfeito por se associar a esta candidatura. O Presidente Domingos Bragança afirmou aguardar “com expectativa, que esta competição possa ser atribuída à AAUMinho e à cidade de Guimarães”.

Ao longo da sua história, a UMinho e a sua Associação Académica têm vindo a receber dezenas de organizações nacionais e internacionais. Paralelamente, as duas instituições partilharam os títulos de Melhor Universidade Europeia (2013) e de Universidade Mais Ativa da Europa em Desporto Universitário (2017).

Populares