Arquivo

“A Rússia já não pode ganhar a guerra na Ucrânia”

Guerra
“a rússia já não pode ganhar a guerra na ucrânia”

A presidente da Comissão Europeia disse esta segunda-feira que a guerra está encaminhada para ter uma vitória da Ucrânia. Ursula von der Leyen disse que a derrota da Rússia é inevitável.

“A Rússia já não pode ganhar a guerra na Ucrânia.Nós somos e seremos absolutamente intransigentes para que a Ucrânia vença, é para isso que estamos a trabalhar. Mas a Rússia já perdeu esta guerra”, disse Von der Leyen ao Público.

A líder da instituição também falou sobre a candidatura ucraniana à União Europeia. Ursula von der Leyen garantiu que o processo foi baseado no mérito, sem qualquer atalho.

” A Ucrânia cumpriu os critérios de forma substantiva: tem uma democracia parlamentar funcional; tem uma excelente administração pública, que está a resistir ao teste de stress da guerra; tem uma sociedade civil extraordinária e unidade política”, disse.

“Aliás, o parecer da Comissão já está a ter uma influência muito positiva sobre a moral na Ucrânia. Este é um país corajoso que está a lutar pela sua liberdade e independência. O estatuto de candidato é outra manifestação política do nosso total apoio. A Ucrânia precisa dele. Mas para entrar na UE, precisa muito claramente de preencher todos os critérios”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 15 milhões de pessoas de suas casas, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A ONU confirmou que 4.569 civis morreram e 5.691 ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Advogado de braga suspeito de falsificar habilitações suspendeu atividade

Advogado de Braga suspeito de falsificar habilitações suspendeu atividade

Próximo Artigo
Número de baixas por doença aumenta 86% em maio

Número de baixas por doença aumenta 86% em maio

Artigos Relacionados