Fábio Porchat em Portugal: “A região do Minho ganhou o meu coração”

Famoso humorista brasileiro em entrevista exclusiva a O MINHO
Fábio porchat em portugal: "a região do minho ganhou o meu coração"

A primeira aventura do ator, humorista e apresentador Fábio Porchat na televisão portuguesa arrancou na semana passada. O brasileiro lançou o programa “Viagem a Portugal”, baseado no livro de José Saramago. Durante as gravações para a RTP, o ‘carioca’, nome dado a quem nasce ou vive no Rio de Janeiro, passou por cidades como Barcelos, Guimarães, Viana do Castelo, Braga e Póvoa de Lanhoso. Em entrevista exclusiva a O MINHO, conta que se apaixonou pela região, com destaque para a gastronomia, cultura, paisagens e futebol.

“Come-se muito bem em Portugal, a região do Minho em especial ganhou o meu coração. Eu comi o melhor bacalhau da minha vida na Póvoa de Lanhoso, foi uma [rica] experiência. Já tinha visitado Braga como turista, passei agora como investigador, e é uma das cidades mais lindas de Portugal, o Estádio Municipal… Fiquei apaixonado, fui ver um jogo, a ‘Pedreira’ é muito interessante”, disse Porchat, que no Brasil é adepto do Vasco da Gama.

O novo programa “Viagem a Portugal” percorre geograficamente a obra de Saramago, mas agora com o olhar “curioso e divertido” do humorista brasileiro, famoso em Portugal também por causa do canal Porta dos Fundos.

Porchat explica que o projeto surgiu na sequência de um convite do realizador Ivan Dias: “O Ivan Dias queria transcrever o livro para uma série televisiva. Então ele me chamou porque queria um olhar fresco, de fora, e alguém que tivesse carinho por Portugal, mas que ficasse surpreendido com coisas que o português já estaria habituado, e achei que fazia todo o sentido esta explicação”.

E descreve: “Eu vou aprofundar-me, fomos a 130 locais diferentes, entre cidades, vilas e aldeias. E é muito interessante olhar para Portugal com um olho menos turístico e mais de dentro. Acaba-se por conhecer estes locais de formas mais potentes, conhecer pessoas do local, comer comida dali, nos restaurantes locais, a viver a vida que as pessoas dali estão a viver”.

Este é um programa que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e assinala também a reedição da obra editada exatamente há 40 anos.

No primeiro programa, exibido na semana passada, Porchat percorreu diferentes locais de Trás-os-Montes, como Bragança e Murça, e também do distrito do Porto, como Amarante. Os próximos cinco episódios vão ser exibidos aos sábados, às 21:00, na RTP1 e RTP Play.

A RTP, entretanto, já quer segurar o brasileiro para outras “missões”.

“Há novos projetos para a RTP, até já gravei um. É um projeto para o verão do ano que vem, vai ser interessante fincar os pés em Portugal”.

Com produção da Zerkalo Pictures para a RTP, a série conta com realização de Ivan Dias e guião de Susana Verde. A música original é do argentino Gustavo Santaolalla e a banda sonora de Amadeu Magalhães.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa de tecelagem de barcelos produz malhas com cortiça

Empresa de tecelagem de Barcelos produz malhas com cortiça

Próximo Artigo
Condutor ferido após queda de árvore em arcos de valdevez

Condutor ferido após queda de árvore em Arcos de Valdevez

Artigos Relacionados