Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Região

Fábio Porchat em Portugal: “A região do Minho ganhou o meu coração”

Famoso humorista brasileiro em entrevista exclusiva a O MINHO

em

Foto: Divulgação

A primeira aventura do ator, humorista e apresentador Fábio Porchat na televisão portuguesa arrancou na semana passada. O brasileiro lançou o programa “Viagem a Portugal”, baseado no livro de José Saramago. Durante as gravações para a RTP, o ‘carioca’, nome dado a quem nasce ou vive no Rio de Janeiro, passou por cidades como Barcelos, Guimarães, Viana do Castelo, Braga e Póvoa de Lanhoso. Em entrevista exclusiva a O MINHO, conta que se apaixonou pela região, com destaque para a gastronomia, cultura, paisagens e futebol.

“Come-se muito bem em Portugal, a região do Minho em especial ganhou o meu coração. Eu comi o melhor bacalhau da minha vida na Póvoa de Lanhoso, foi uma [rica] experiência. Já tinha visitado Braga como turista, passei agora como investigador, e é uma das cidades mais lindas de Portugal, o Estádio Municipal… Fiquei apaixonado, fui ver um jogo, a ‘Pedreira’ é muito interessante”, disse Porchat, que no Brasil é adepto do Vasco da Gama.

O novo programa “Viagem a Portugal” percorre geograficamente a obra de Saramago, mas agora com o olhar “curioso e divertido” do humorista brasileiro, famoso em Portugal também por causa do canal Porta dos Fundos.

Porchat explica que o projeto surgiu na sequência de um convite do realizador Ivan Dias: “O Ivan Dias queria transcrever o livro para uma série televisiva. Então ele me chamou porque queria um olhar fresco, de fora, e alguém que tivesse carinho por Portugal, mas que ficasse surpreendido com coisas que o português já estaria habituado, e achei que fazia todo o sentido esta explicação”.

E descreve: “Eu vou aprofundar-me, fomos a 130 locais diferentes, entre cidades, vilas e aldeias. E é muito interessante olhar para Portugal com um olho menos turístico e mais de dentro. Acaba-se por conhecer estes locais de formas mais potentes, conhecer pessoas do local, comer comida dali, nos restaurantes locais, a viver a vida que as pessoas dali estão a viver”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RTP (@rtppt)

Este é um programa que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e assinala também a reedição da obra editada exatamente há 40 anos.

No primeiro programa, exibido na semana passada, Porchat percorreu diferentes locais de Trás-os-Montes, como Bragança e Murça, e também do distrito do Porto, como Amarante. Os próximos cinco episódios vão ser exibidos aos sábados, às 21:00, na RTP1 e RTP Play.

A RTP, entretanto, já quer segurar o brasileiro para outras “missões”.

“Há novos projetos para a RTP, até já gravei um. É um projeto para o verão do ano que vem, vai ser interessante fincar os pés em Portugal”.

Com produção da Zerkalo Pictures para a RTP, a série conta com realização de Ivan Dias e guião de Susana Verde. A música original é do argentino Gustavo Santaolalla e a banda sonora de Amadeu Magalhães.

Populares