Neste Artigo
Portugal sagrou-se campeão europeu no passado domingo, depois de vencer o jogo contra a França, graças a um golo daquele que é um dos heróis do momento, Éder. No final da partida, o jogador português dedicou o golo à sua mental coach, Susana Torres, uma ‘desconhecida’ que vive em Ponte de Lima.
“Foi um golo trabalhado desde o primeiro minuto do Europeu. Quero dedicar o golo à Susana Torres, a minha ‘coach de alta performance’. Vocês têm de a conhecer”, afirmou o atleta.
Depois da afirmação do herói nacional, o nome de Susana Torres deu a volta ao mundo.
1. Rádio Alto Minho, Portugal
A rádio do distrito de Viana do Castelo foi dos primeiros orgãos de comunicação social a contar a história da ‘coach’ de Éder, na segunda-feira. A peça da jornalista Ana Peixoto Fernandes foi publicada no site da rádio do Alto Minho e na edição online do Jornal de Notícias. Já esta terça-feira, a RAM partilhou uma curta entrevista com a mulher do momento. [VER]
2. PÚBLICO, Portugal
Os vários orgãos de comunicação generalistas também quiseram saber quem é Susana Torres. O PÚBLICO foi um deles. [VER]
3. A BOLA, Portugal
Naturalmente, os jornais desportivos também deram destaque à mental coach, como foi o caso de A BOLA. [VER]
4. SIC, Portugal
Também os canais de televisão nacionais não deixaram passar em claro a dedicatória feita por Éder no final do jogo e mostraram aos portugueses quem é Susana Torres. [VER]
5. Gazzetta dello Sport, Itália
Um dos mais prestigiados jornais desportivos mundiais, o italiano Gazzetta dello Sport, fez referência a Susana nas suas páginas. [VER]
6. The Sun, Reino Unido
No Reino Unido, o The Sun coloca uma fotografia de Éder na companhia de Susana em destaque. [VER]
7. Sportowe Facty, Polónia
Na imprensa desportiva polaca, uma fotografia idêntica merece também destaque. [VER]
8. Slobodna Dalmacija
Na Croácia, Susana Torres é referência no artigo sobre Éder, o héroi da final. [VER]
9. Sipse, México
Na América Latina, o artigo da agência EFE com a história de Éder, o “patinho feio” da Selecção, está por todos os jornais, como é o caso do Sipse, do México. [VER]
10. La Prensa, Honduras
O La Prensa, jornal hondurenho de referência, também fala da inspiração de Éder. [VER]
11. Dan Viet, Vietname
Na Ásia também há ecos da importância do papel de Susana Torres no desempenho de Éder. [VER]
Quem é Susana Torres?
Susana Rodrigues Torres, de 28 anos, é um ex-bancária que vive, atualmente e desde que decidiu dedicar-se ao coaching, entre Lisboa e Ponte de Lima, onde tem família.
É mental coach de Éder há cerca de ano e meio e uma das responsáveis pelo golo que deu a Portugal o tão esperado título de Campeão Europeu.
Em declarações ao site The Miracle Coach, Susana Torres, que foi, durante um período, a única mental coach em Portugal durante esta época, referiu que começou a trabalhar nesta área por acaso. Éder foi o primeiro atleta com quem trabalhou.
“Tudo aconteceu por acaso e com um jogador de futebol. Este jogador, que na altura colocava em causa a sua carreira desportiva, comentou comigo o seu sonho de criança e acabámos por lançar um desafio um ao outro: ele transformava o seu sonho num objetivo a seis meses, e eu dar-lhe-ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objetivo”, contou, acrescentando que foram seis meses de trabalho intensivo que resultaram na viagem de Éder para o Swansea, clube de “uma das ligas mais exigentes do mundo”, a Premier League.
Mas, afinal, qual é o papel de um mental coach? Susana Torres explicou que a sua função passa por ajudar os jogadores no desenvolvimento da sua performance desportiva.
“Saber gerir a adversidade, a frustração, a desmotivação e a ausência de resultados”, salientou, afirmando que estes aspectos são tão importantes como as qualidades técnicas ou tácticas.
Ao longo dos últimos dias, Susana Torres, que viajou para França e assistiu ao jogo, tem publicado várias imagens e comentários nas suas páginas oficiais, mostrando-se satisfeita por ter “cumprido a sua promessa”.
Notícia atualiza às 2h14
Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui