Seguir o O MINHO

Desporto

A mulher mais falada do EURO 2016 é de Ponte de Lima – e já deu a volta ao Mundo

em

Portugal sagrou-se campeão europeu no passado domingo, depois de vencer o jogo contra a França, graças a um golo daquele que é um dos heróis do momento, Éder. No final da partida, o jogador português dedicou o golo à sua mental coach, Susana Torres, uma ‘desconhecida’ que vive em Ponte de Lima.

“Foi um golo trabalhado desde o primeiro minuto do Europeu. Quero dedicar o golo à Susana Torres, a minha ‘coach de alta performance’. Vocês têm de a conhecer”, afirmou o atleta.

Depois da afirmação do herói nacional, o nome de Susana Torres deu a volta ao mundo.

1. Rádio Alto Minho, Portugal

Susana Torres coach de Eder na Radio Alto Minho

A rádio do distrito de Viana do Castelo foi dos primeiros orgãos de comunicação social a contar a história da ‘coach’ de Éder, na segunda-feira. A peça da jornalista Ana Peixoto Fernandes foi publicada no site da rádio do Alto Minho e na edição online do Jornal de Notícias. Já esta terça-feira, a RAM partilhou uma curta entrevista com a mulher do momento. [VER]

2. PÚBLICO, Portugal

Susana Torres mental Coach de Eder no jornal PUBLICO

Os vários orgãos de comunicação generalistas também quiseram saber quem é Susana Torres. O PÚBLICO foi um deles. [VER]

3. A BOLA, Portugal

Susana Torres no jornal A BOLA

Naturalmente, os jornais desportivos também deram destaque à mental coach, como foi o caso de A BOLA. [VER]

4. SIC, Portugal

Mental Coach de Eder no Jornal da Noite da SIC

Também os canais de televisão nacionais não deixaram passar em claro a dedicatória feita por Éder no final do jogo e mostraram aos portugueses quem é Susana Torres. [VER]

5. Gazzetta dello Sport, Itália

Susana Torres mental coach de Eder no jornal Gazzetta dello Sport

Um dos mais prestigiados jornais desportivos mundiais, o italiano Gazzetta dello Sport, fez referência a Susana nas suas páginas. [VER]

6. The Sun, Reino Unido

Susana Torres no jornal ingles The SUN

No Reino Unido, o The Sun coloca uma fotografia de Éder na companhia de Susana em destaque. [VER]

7. Sportowe Facty, Polónia

Susana Torres em jornal da Polonia

Na imprensa desportiva polaca, uma fotografia idêntica merece também destaque. [VER]

8. Slobodna Dalmacija

Susana Torres em jornal da Croacia

Na Croácia, Susana Torres é referência no artigo sobre Éder, o héroi da final. [VER]

9. Sipse, México

Susana Torres no Mexico

Na América Latina, o artigo da agência EFE com a história de Éder, o “patinho feio” da Selecção, está por todos os jornais, como é o caso do Sipse, do México. [VER]

10. La Prensa, Honduras

Susana Torres nas Honduras

O La Prensa, jornal hondurenho de referência, também fala da inspiração de Éder. [VER]

11. Dan Viet, Vietname

Susana Torres no Vietname

Na Ásia também há ecos da importância do papel de Susana Torres no desempenho de Éder. [VER]

 

Quem é Susana Torres?

Susana Torres com Eder e Cristiano Ronaldo

Susana Rodrigues Torres, de 28 anos, é um ex-bancária que vive, atualmente e desde que decidiu dedicar-se ao coaching, entre Lisboa e Ponte de Lima, onde tem família.

É mental coach de Éder há cerca de ano e meio e uma das responsáveis pelo golo que deu a Portugal o tão esperado título de Campeão Europeu.

Em declarações ao site The Miracle Coach, Susana Torres, que foi, durante um período, a única mental coach em Portugal durante esta época, referiu que começou a trabalhar nesta área por acaso. Éder foi o primeiro atleta com quem trabalhou.

susana torres e eder

“Tudo aconteceu por acaso e com um jogador de futebol. Este jogador, que na altura colocava em causa a sua carreira desportiva, comentou comigo o seu sonho de criança e acabámos por lançar um desafio um ao outro: ele transformava o seu sonho num objetivo a seis meses, e eu dar-lhe-ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objetivo”, contou, acrescentando que foram seis meses de trabalho intensivo que resultaram na viagem de Éder para o Swansea, clube de “uma das ligas mais exigentes do mundo”, a Premier League.

susana torres

Mas, afinal, qual é o papel de um mental coach? Susana Torres explicou que a sua função passa por ajudar os jogadores no desenvolvimento da sua performance desportiva.

“Saber gerir a adversidade, a frustração, a desmotivação e a ausência de resultados”, salientou, afirmando que estes aspectos são tão importantes como as qualidades técnicas ou tácticas.

Ao longo dos últimos dias, Susana Torres, que viajou para França e assistiu ao jogo, tem publicado várias imagens e comentários nas suas páginas oficiais, mostrando-se satisfeita por ter “cumprido a sua promessa”.

 

Notícia atualiza às 2h14

logo Facebook Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares