Arquivo

A cozinha ao ar livre em potes de ferro do chef Renato Cunha está de volta a Famalicão

Gastronomia
A cozinha ao ar livre em potes de ferro do chef renato cunha está de volta a famalicão
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Depois do sucesso da primeira edição de “Fogo de chão e potes no quintal”, em 2020, Renato Cunha, chefe e proprietário do restaurante Ferrugem, e a sua mulher, Anabela Rodrigues Cunha, arquiteta, promovem novo ciclo de experiências de cozinha ao ar livre, a realizar no quintal da Casa Ana Monteiro, perto do conceituado restaurante, já a partir do próximo dia 07 de maio e com 11 edições entre maio e outubro.

Há dois anos que o casal aposta em experiências imersivas na ruralidade, juntando três espaços, cujas funções se complementam: o restaurante Ferrugem e o alojamento local, Casa de Maganhe e Casa Ana Monteiro. “A afinidade de objetivos e a proximidade física destes lugares, estabeleceu, naturalmente, um cluster integrado, com um propósito de autossuficiência baseada no produto local, na identidade, no conhecimento e na cultura”, explicam em comunicado enviado a O MINHO.

A cerca de 200 metros do restaurante Ferrugem, a Casa Ana Monteiro é uma pequena quinta da família, com uma habitação de arquitetura popular, atualmente destinada à exploração turística. “Com jardim, horta biológica e excelentes condições para a criação de animais de capoeira, é o palco perfeito para as experiências de ‘Fogo de chão e potes no quintal’, tanto pela beleza do espaço, como pela privacidade que a topografia do terreno lhe confere”, refere o comunicado.

A cozinha ao ar livre em potes de ferro do chef renato cunha está de volta a famalicão
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Cozinhando em potes de ferro fundido e ao ar livre, a proposta baseia-se num exercício de partilha, em que o chefe mostra a sua versatilidade gastronómica e a paixão pelas origens, invocando pratos de conforto e que fazem parte do imaginário rural, resultando em iguarias de aspeto popular e sabor sofisticado.

A cozinha ao ar livre em potes de ferro do chef renato cunha está de volta a famalicão

Com o mote #ircomsedeaopote, a iniciativa conta com a participação de alguns chefes convidados e vários produtores de vinhos, que serão oportunamente anunciados. Para já, estão confirmados a Quinta da Faísca e Adega Casa da Torre, Quinta do Crasto, Quinta das Bágeiras, Quinta de Cottas, Quinta de Ceis, Covela e Quinta de Soalheiro.

Famalicão: A comida cozinhada no pote do chef Renato mata uma fome de tempo

Juntam-se ao evento outros produtores nacionais das mais variadas áreas, com destaque para a “Infusões com História”, parceiro oficial de 2022.

As iniciativas realizar-se-ão nos dias 07 e 21 de maio, 04 e 18 de junho, 09 e 23 de julho, 06 de agosto, 10 e 24 de setembro, 08 e 22 de outubro.

A cozinha ao ar livre em potes de ferro do chef renato cunha está de volta a famalicão

Os interessados podem obter mais informações e fazer reservas através do número 932 012 974 ou restaurante@ferrugem.pt.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Talhantes podem continuar a vender com o mercado de braga fechado à segunda-feira

Talhantes podem continuar a vender com o Mercado de Braga fechado à segunda-feira

Próximo Artigo
Jovem em estado grave após colisão de mota com trator em barcelos

Jovem em estado grave após colisão de mota com trator em Barcelos

Artigos Relacionados