Arquivo

A beleza da natureza. Égua amamenta cria na serra do Gerês

A beleza da natureza. Égua amamenta cria na serra do gerês
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Aí está mais um momento da Serra do Gerês a fazer as delícias dos amantes da natureza. O MINHO registou, esta segunda-feira, um vídeo de uma égua bebé a mamar da sua mãe.

Em plena penedia geresiana, o jovem animal de raça garrana ia-se alimentando, enquanto a progenitora procurava incessantemente o pasto verde para si e para a sua cria.

O garrano é uma raça protegida devido ao risco de extinção, encontrando-se, por isso, muito poucos no meio selvagem ou na posse de criadores. 

De acordo com a Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana existem, a nível nacional, 1.836 garranos (1.619 fêmeas e 217 machos), num total 456 criadores.

Os garranos são animais de pequena estatura que habitam nas zonas serranas do Minho. Um adulto tem o peso aproximado de 290 quilos, perfil de cabeça reto ou côncavo, cabeça fina e grande, principalmente nos machos, onde se destacam amplas narinas. O pescoço curto é bem musculado, a garupa é forte e larga e os membros são pequenos e fortes. A pelagem é castanho-escura, sendo a crina e a cauda pretas e muito densas. Embora não apresente manchas, pode ter tons mais claros no focinho, ventre e membros.

Sendo o garrano um cavalo pequeno, apresenta uma sólida estrutura e andamento curto, transmitindo uma elevada segurança, típica de um animal habituado a enfrentar caminhos íngremes e pedregosos. Tal como outros cavalos de pequena estatura, o garrano apresenta um andamento artificial, denominado de andadura.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Choque entre dois carros e uma mota provoca dois feridos em ponte da barca

Choque entre dois carros e uma mota provoca dois feridos em Ponte da Barca

Próximo Artigo
Peregrinos galegos cumpriram segunda etapa do caminho da geira. Chegaram ao gerês

Peregrinos galegos cumpriram segunda etapa do Caminho da Geira. Chegaram ao Gerês

Artigos Relacionados