A sociedade Polis Litoral Norte abriu concurso público para a empreitada de requalificação das praias da Amorosa, Viana do Castelo, no valor de mais 1,1 milhões de euros, tal como consta no anúncio hoje publicado em Diário da República.
De acordo com o anúncio hoje publicado, a intervenção a intervenção de proteção e reforço do sistema costeiro nas Praias da Amorosa, na freguesia de Chafé, tem um prazo de execução de 210 dias.
Foram também hoje publicados os concursos públicos de duas intervenções de consolidação da costa no concelho de Esposende, num valor global superior a 1,3 milhões de euros
Em causa está a empreitada de proteção e reabilitação do sistema costeiro na Praia da Bonança, na União de Freguesias de Apúlia e Fão, no concelho de Esposende.
Aquela obra, orçada em mais de um milhão de euros tem um prazo de execução de 210 dias contados.
Há ainda a intervenção de alimentação artificial das praias adjacentes à foz do rio Cávado, estimada em mais de 287 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias.
Aquela obra “destina-se à alimentação artificial das praias adjacentes à foz do rio Cávado – Suave Mar e Restinga de Ofir – com sedimentos provenientes de dragagem de manutenção do estuário do rio Cávado”.
Todas as intervenções, segundo aquela sociedade enquadra-se na “prevenção do risco do Plano Estratégico”, no âmbito das “medidas corretivas de erosão costeira e defesa costeira” e tem como objetivo principal “a manutenção e reposição das condições naturais do ecossistema costeiro que assegurem a sua estabilidade biofísica por via da renaturalização de áreas degradadas, recuperação, reforço e fixação dos sistemas dunares, visando a prevenção de risco”.
Criada em 2009, a sociedade prevê obras de reabilitação numa faixa costeira de 50 quilómetros, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.
Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui