A câmara de Famalicão lança esta terça-feira o programa “Elevador”, iniciativa que visa potenciar o crescimento de novas empresas, tendo já no arranque 60 projetos referenciados e três dezenas de mentores disponíveis.
A ideia passa por, através de um programa de aceleração de ‘startups’, no âmbito do Famalicão Made In, reunir os principais intervenientes do ecossistema empresarial famalicense, ou seja os empreendedores, quem está a arrancar com novas ideias e novos negócios, e os agentes empresariais que já estão no ativo e com provas dadas, sendo o “triângulo” fechado pela autarquia local.
A nova aposta do Famalicão Made IN “convoca os empresários para o importante papel de serem conselheiros e agentes facilitadores de pequenas empresas e também de empreendedores que ambicionam colocar em prática ideias de negócio”, descreveu o presidente da câmara de Famalicão, Paulo Cunha.
O “Elevador”, que é apresentado esta tarde na Casa das Artes de Famalicão, surge enquadrado “numa estratégia focada num paradigma mais competitivo para a economia local”.
O objetivo do programa é “dar outra dimensão às pequenas empresas e, em simultâneo, fixar no concelho empresas de crescimento rápido”, acrescentou o autarca.
Na prática serão apoiadas durante seis meses as ‘startups’ instaladas na incubadora Famalicão Made In e outras que se encontrem a desenvolver planos de negócio no Gabinete de Apoio ao Empreendedor deste concelho, estando já cerca de seis dezenas de projetos identificados.
Quanto aos mentores, são cerca de 30 os representantes de empresas que aderiram ao repto da autarquia liderada por Paulo Cunha.
A Rede de Mentores inclui agentes ligados a diversos setores industriais de Famalicão como o têxtil e o alimentar, mas a palete de aderentes inclui pessoas ligadas às artes e à restauração, entre outras áreas.
A apresentação do “Elevador” inclui uma intervenção do presidente da câmara, um ‘pitch’ que dará a conhecer dois projetos e um momento dedicado à Rede de Mentores, bem como um workshop de capacitação empresarial com o nome “Startups e a sua internacionalização”.
Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui